Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Conceição, Diêgo Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Enos Figueredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981
Resumo: Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa.
id UFMS-2_6a86a3620b315c651cf992c6249837de
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/8981
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informáticaSurdosAtendimento educacional especializado e colaborativoApostilas multimídiaAcessibilidade.Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 80-932358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981/7077Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Conceição, Diêgo PereiraFreitas, Enos Figueredo2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8981Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
title Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
spellingShingle Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
da Conceição, Diêgo Pereira
Surdos
Atendimento educacional especializado e colaborativo
Apostilas multimídia
Acessibilidade.
title_short Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
title_full Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
title_fullStr Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
title_full_unstemmed Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
title_sort Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
author da Conceição, Diêgo Pereira
author_facet da Conceição, Diêgo Pereira
Freitas, Enos Figueredo
author_role author
author2 Freitas, Enos Figueredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Conceição, Diêgo Pereira
Freitas, Enos Figueredo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos
Atendimento educacional especializado e colaborativo
Apostilas multimídia
Acessibilidade.
topic Surdos
Atendimento educacional especializado e colaborativo
Apostilas multimídia
Acessibilidade.
description Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981/7077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 80-93
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246367326208