Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981 |
Resumo: | Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa. |
id |
UFMS-2_6a86a3620b315c651cf992c6249837de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/8981 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informáticaSurdosAtendimento educacional especializado e colaborativoApostilas multimídiaAcessibilidade.Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 80-932358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981/7077Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Conceição, Diêgo PereiraFreitas, Enos Figueredo2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8981Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
title |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
spellingShingle |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática da Conceição, Diêgo Pereira Surdos Atendimento educacional especializado e colaborativo Apostilas multimídia Acessibilidade. |
title_short |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
title_full |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
title_fullStr |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
title_full_unstemmed |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
title_sort |
Criação de mídias e enriquecimento curricular no atendimento ofertado aos estudantes surdos em um curso técnico de informática |
author |
da Conceição, Diêgo Pereira |
author_facet |
da Conceição, Diêgo Pereira Freitas, Enos Figueredo |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Enos Figueredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Conceição, Diêgo Pereira Freitas, Enos Figueredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos Atendimento educacional especializado e colaborativo Apostilas multimídia Acessibilidade. |
topic |
Surdos Atendimento educacional especializado e colaborativo Apostilas multimídia Acessibilidade. |
description |
Este artigo apresenta as análises de experiências acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado a dois estudantes surdos que cursaram a modalidade de ensino técnico subsequente ao nível médio e profissionalizante em informática e a produção de apostilas multimídias durante o período. O objetivo é evidenciar as estratégias colaborativas que foram adotadas pelo professor de Libras e do componente Gestão e Empreendedorismo, para proporcionar enriquecimento curricular e mais acesso às informações do ementário da disciplina de empreendedorismo. Este texto trata-se de uma contribuição de ordem qualitativa, com elementos analíticos que em sua natureza alinham-se às descrições de processos educacionais. Apontamos como resultados a aproximação do professor com os discentes surdos e a criação de mídias específicas, apostilas multimídia, com conteúdo bilíngue disponibilizado em Libras, mediante fotos dos sinais e links com vídeos, e em português escrito conjugado com imagens para que os estudantes acessassem as informações com mais autonomia. Comentamos também os desdobramentos do acompanhamento, inclusive registrando a execução de um plano de negócios por parte dos alunos surdos. Esse texto contribui para ampliar as reflexões sobre as vantagens do atendimento pedagógico ofertado ao aluno na perspectiva colaborativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8981/7077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 80-93 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246367326208 |