A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Huber Kline Guedes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Lucival Fábio Rodrigues da, Favacho, Marcileno de Sousa, Rodrigues, Vitor Serra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684
Resumo: Este estudo tem como aporte epistemológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) que diz que toda representação é formada por meio da ancoragem e da objetivação, em que aquilo que é percebido como estranho e não familiar, torna-se conhecido e familiar para um determinado grupo social. O estudo constitui-se das seguintes questões norteadoras: que representações sociais os professores do ensino fundamental elaboram acerca do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos na sala de recursos multifuncionais e que influência essas representações exercem sobre as práticas pedagógicas destes professores que atuam neste espaço educativo e em turmas regulares de escolas públicas do município de Breves? Com isso, temos como objetivo analisar as representações sociais de docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado destinado às pessoas surdas e a influência dessas representações para a prática pedagógica nas salas de recursos multifuncionais e turmas regulares de escolas públicas do município de Breves-Pará. A metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo, a partir do método de pesquisa em Representações Sociais, sendo que os principais instrumentos utilizados para abstrair a ancoragem e a objetivação dos sujeitos investigados foram à observação e a entrevista semiestruturada. Para a análise do corpus das respostas dos sujeitos utilizou-se algumas técnicas de análise de conteúdo, assim, tem-se as representações sociais de dois professores do ensino fundamental, sendo uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais e um professor que atua no ensino regular. Os resultados deste estudo revelam que as representações sociais dos professores acerca do AEE à pessoa surda ancoram-se e objetivam-se na compreensão sobre: o tempo, as atividades e o papel de professor; as atividades isoladas, a timidez e a in/capacidade; o professor sendo guerreiro diante dos desafios; e o AEE como espaço de sujeitos diferenciados e de mudança socioeducacional.
id VERACRUZ-0_a5c59019856cb26d1dbf6e280df835a1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31684
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in MarajóRepresentações SociaisAtendimento Educacional EspecializadoEducação de Surdos.Este estudo tem como aporte epistemológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) que diz que toda representação é formada por meio da ancoragem e da objetivação, em que aquilo que é percebido como estranho e não familiar, torna-se conhecido e familiar para um determinado grupo social. O estudo constitui-se das seguintes questões norteadoras: que representações sociais os professores do ensino fundamental elaboram acerca do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos na sala de recursos multifuncionais e que influência essas representações exercem sobre as práticas pedagógicas destes professores que atuam neste espaço educativo e em turmas regulares de escolas públicas do município de Breves? Com isso, temos como objetivo analisar as representações sociais de docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado destinado às pessoas surdas e a influência dessas representações para a prática pedagógica nas salas de recursos multifuncionais e turmas regulares de escolas públicas do município de Breves-Pará. A metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo, a partir do método de pesquisa em Representações Sociais, sendo que os principais instrumentos utilizados para abstrair a ancoragem e a objetivação dos sujeitos investigados foram à observação e a entrevista semiestruturada. Para a análise do corpus das respostas dos sujeitos utilizou-se algumas técnicas de análise de conteúdo, assim, tem-se as representações sociais de dois professores do ensino fundamental, sendo uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais e um professor que atua no ensino regular. Os resultados deste estudo revelam que as representações sociais dos professores acerca do AEE à pessoa surda ancoram-se e objetivam-se na compreensão sobre: o tempo, as atividades e o papel de professor; as atividades isoladas, a timidez e a in/capacidade; o professor sendo guerreiro diante dos desafios; e o AEE como espaço de sujeitos diferenciados e de mudança socioeducacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3168410.34117/bjdv7n6-496Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61496-61513Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61496-61513Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61496-615132525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Huber Kline GuedesSilva, Lucival Fábio Rodrigues daFavacho, Marcileno de SousaRodrigues, Vitor Serra2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31684Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:46.213810Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
title A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
spellingShingle A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
Lobato, Huber Kline Guedes
Representações Sociais
Atendimento Educacional Especializado
Educação de Surdos.
title_short A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
title_full A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
title_fullStr A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
title_full_unstemmed A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
title_sort A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
author Lobato, Huber Kline Guedes
author_facet Lobato, Huber Kline Guedes
Silva, Lucival Fábio Rodrigues da
Favacho, Marcileno de Sousa
Rodrigues, Vitor Serra
author_role author
author2 Silva, Lucival Fábio Rodrigues da
Favacho, Marcileno de Sousa
Rodrigues, Vitor Serra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Huber Kline Guedes
Silva, Lucival Fábio Rodrigues da
Favacho, Marcileno de Sousa
Rodrigues, Vitor Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Atendimento Educacional Especializado
Educação de Surdos.
topic Representações Sociais
Atendimento Educacional Especializado
Educação de Surdos.
description Este estudo tem como aporte epistemológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) que diz que toda representação é formada por meio da ancoragem e da objetivação, em que aquilo que é percebido como estranho e não familiar, torna-se conhecido e familiar para um determinado grupo social. O estudo constitui-se das seguintes questões norteadoras: que representações sociais os professores do ensino fundamental elaboram acerca do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos na sala de recursos multifuncionais e que influência essas representações exercem sobre as práticas pedagógicas destes professores que atuam neste espaço educativo e em turmas regulares de escolas públicas do município de Breves? Com isso, temos como objetivo analisar as representações sociais de docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado destinado às pessoas surdas e a influência dessas representações para a prática pedagógica nas salas de recursos multifuncionais e turmas regulares de escolas públicas do município de Breves-Pará. A metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo, a partir do método de pesquisa em Representações Sociais, sendo que os principais instrumentos utilizados para abstrair a ancoragem e a objetivação dos sujeitos investigados foram à observação e a entrevista semiestruturada. Para a análise do corpus das respostas dos sujeitos utilizou-se algumas técnicas de análise de conteúdo, assim, tem-se as representações sociais de dois professores do ensino fundamental, sendo uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais e um professor que atua no ensino regular. Os resultados deste estudo revelam que as representações sociais dos professores acerca do AEE à pessoa surda ancoram-se e objetivam-se na compreensão sobre: o tempo, as atividades e o papel de professor; as atividades isoladas, a timidez e a in/capacidade; o professor sendo guerreiro diante dos desafios; e o AEE como espaço de sujeitos diferenciados e de mudança socioeducacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684
10.34117/bjdv7n6-496
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61496-61513
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61496-61513
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61496-61513
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645540224663552