A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684 |
Resumo: | Este estudo tem como aporte epistemológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) que diz que toda representação é formada por meio da ancoragem e da objetivação, em que aquilo que é percebido como estranho e não familiar, torna-se conhecido e familiar para um determinado grupo social. O estudo constitui-se das seguintes questões norteadoras: que representações sociais os professores do ensino fundamental elaboram acerca do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos na sala de recursos multifuncionais e que influência essas representações exercem sobre as práticas pedagógicas destes professores que atuam neste espaço educativo e em turmas regulares de escolas públicas do município de Breves? Com isso, temos como objetivo analisar as representações sociais de docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado destinado às pessoas surdas e a influência dessas representações para a prática pedagógica nas salas de recursos multifuncionais e turmas regulares de escolas públicas do município de Breves-Pará. A metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo, a partir do método de pesquisa em Representações Sociais, sendo que os principais instrumentos utilizados para abstrair a ancoragem e a objetivação dos sujeitos investigados foram à observação e a entrevista semiestruturada. Para a análise do corpus das respostas dos sujeitos utilizou-se algumas técnicas de análise de conteúdo, assim, tem-se as representações sociais de dois professores do ensino fundamental, sendo uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais e um professor que atua no ensino regular. Os resultados deste estudo revelam que as representações sociais dos professores acerca do AEE à pessoa surda ancoram-se e objetivam-se na compreensão sobre: o tempo, as atividades e o papel de professor; as atividades isoladas, a timidez e a in/capacidade; o professor sendo guerreiro diante dos desafios; e o AEE como espaço de sujeitos diferenciados e de mudança socioeducacional. |
id |
VERACRUZ-0_a5c59019856cb26d1dbf6e280df835a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31684 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in MarajóRepresentações SociaisAtendimento Educacional EspecializadoEducação de Surdos.Este estudo tem como aporte epistemológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) que diz que toda representação é formada por meio da ancoragem e da objetivação, em que aquilo que é percebido como estranho e não familiar, torna-se conhecido e familiar para um determinado grupo social. O estudo constitui-se das seguintes questões norteadoras: que representações sociais os professores do ensino fundamental elaboram acerca do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos na sala de recursos multifuncionais e que influência essas representações exercem sobre as práticas pedagógicas destes professores que atuam neste espaço educativo e em turmas regulares de escolas públicas do município de Breves? Com isso, temos como objetivo analisar as representações sociais de docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado destinado às pessoas surdas e a influência dessas representações para a prática pedagógica nas salas de recursos multifuncionais e turmas regulares de escolas públicas do município de Breves-Pará. A metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo, a partir do método de pesquisa em Representações Sociais, sendo que os principais instrumentos utilizados para abstrair a ancoragem e a objetivação dos sujeitos investigados foram à observação e a entrevista semiestruturada. Para a análise do corpus das respostas dos sujeitos utilizou-se algumas técnicas de análise de conteúdo, assim, tem-se as representações sociais de dois professores do ensino fundamental, sendo uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais e um professor que atua no ensino regular. Os resultados deste estudo revelam que as representações sociais dos professores acerca do AEE à pessoa surda ancoram-se e objetivam-se na compreensão sobre: o tempo, as atividades e o papel de professor; as atividades isoladas, a timidez e a in/capacidade; o professor sendo guerreiro diante dos desafios; e o AEE como espaço de sujeitos diferenciados e de mudança socioeducacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3168410.34117/bjdv7n6-496Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61496-61513Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61496-61513Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61496-615132525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLobato, Huber Kline GuedesSilva, Lucival Fábio Rodrigues daFavacho, Marcileno de SousaRodrigues, Vitor Serra2021-09-21T11:05:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31684Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:46.213810Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
title |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
spellingShingle |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó Lobato, Huber Kline Guedes Representações Sociais Atendimento Educacional Especializado Educação de Surdos. |
title_short |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
title_full |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
title_fullStr |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
title_full_unstemmed |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
title_sort |
A educação de surdos e o atendimento educacional especializado: representações sociais e práticas pedagógicas no Marajó/ Deaf education and specialized educational care: social representations and pedagogical practices in Marajó |
author |
Lobato, Huber Kline Guedes |
author_facet |
Lobato, Huber Kline Guedes Silva, Lucival Fábio Rodrigues da Favacho, Marcileno de Sousa Rodrigues, Vitor Serra |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucival Fábio Rodrigues da Favacho, Marcileno de Sousa Rodrigues, Vitor Serra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Huber Kline Guedes Silva, Lucival Fábio Rodrigues da Favacho, Marcileno de Sousa Rodrigues, Vitor Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Atendimento Educacional Especializado Educação de Surdos. |
topic |
Representações Sociais Atendimento Educacional Especializado Educação de Surdos. |
description |
Este estudo tem como aporte epistemológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2007) que diz que toda representação é formada por meio da ancoragem e da objetivação, em que aquilo que é percebido como estranho e não familiar, torna-se conhecido e familiar para um determinado grupo social. O estudo constitui-se das seguintes questões norteadoras: que representações sociais os professores do ensino fundamental elaboram acerca do Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos na sala de recursos multifuncionais e que influência essas representações exercem sobre as práticas pedagógicas destes professores que atuam neste espaço educativo e em turmas regulares de escolas públicas do município de Breves? Com isso, temos como objetivo analisar as representações sociais de docentes sobre o Atendimento Educacional Especializado destinado às pessoas surdas e a influência dessas representações para a prática pedagógica nas salas de recursos multifuncionais e turmas regulares de escolas públicas do município de Breves-Pará. A metodologia adotada nesta investigação é de caráter qualitativo, a partir do método de pesquisa em Representações Sociais, sendo que os principais instrumentos utilizados para abstrair a ancoragem e a objetivação dos sujeitos investigados foram à observação e a entrevista semiestruturada. Para a análise do corpus das respostas dos sujeitos utilizou-se algumas técnicas de análise de conteúdo, assim, tem-se as representações sociais de dois professores do ensino fundamental, sendo uma professora que atua na sala de recursos multifuncionais e um professor que atua no ensino regular. Os resultados deste estudo revelam que as representações sociais dos professores acerca do AEE à pessoa surda ancoram-se e objetivam-se na compreensão sobre: o tempo, as atividades e o papel de professor; as atividades isoladas, a timidez e a in/capacidade; o professor sendo guerreiro diante dos desafios; e o AEE como espaço de sujeitos diferenciados e de mudança socioeducacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684 10.34117/bjdv7n6-496 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31684/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61496-61513 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61496-61513 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61496-61513 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645540224663552 |