Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Egle Katarinne Souza da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corrêa, Adriana Moreira de Souza, Sousa, Joacileide Bezerra de, Patrício, Waléria Quirino, Souza, Dayanne Pereira Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10841
Resumo: Os surdos se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais, a Libras, um sistema linguístico que se utiliza da linguagem visual-gestual. No ensino regular brasileiro é ofertado para os alunos surdos e/ou com outras necessidades educacionais específicas o Atendimento Educacional Especializado, o AEE, visando eliminar as barreiras à socialização desse público. No entanto, esse atendimento em alguns casos pode não ocorrer de maneira eficiente, pois nem sempre os professores têm formação acadêmica especializada para atender a essa demanda. Diante disso, realizamos esta pesquisa documental, descritiva de análise qualitativa com o objetivo compreender os pressupostos desse atendimento para a pessoa surda seguida de uma pesquisa no site google.com para identificar e classificar os materiais digitais gratuitos, que podem favorecer os docentes que atendem aos alunos surdos na escola regular. Dentre os inúmeros recursos digitais destacamos nesse escrito as conversas informais, contações de histórias, três canais do YouTube para educação infantil: o Canal Mãos Aventureiras, TV CES e TV INES, entre outros, apresentam um potencial educativo relevante e para uso e auxílio do professor e aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem. Frisamos que tais recursos não substituem a formação necessária para o professor do AEE em Libras, contudo, o docente pode se utilizar de gêneros textuais na construção do conhecimento pelo surdo com a participação do conte com o suporte do tradutor-intérprete da Libras.
id VERACRUZ-0_e25502acbc8871cc5a8954d1852c8f81
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10841
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deafAlunos SurdosLibrasAtendimento Educacional Especializado.Os surdos se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais, a Libras, um sistema linguístico que se utiliza da linguagem visual-gestual. No ensino regular brasileiro é ofertado para os alunos surdos e/ou com outras necessidades educacionais específicas o Atendimento Educacional Especializado, o AEE, visando eliminar as barreiras à socialização desse público. No entanto, esse atendimento em alguns casos pode não ocorrer de maneira eficiente, pois nem sempre os professores têm formação acadêmica especializada para atender a essa demanda. Diante disso, realizamos esta pesquisa documental, descritiva de análise qualitativa com o objetivo compreender os pressupostos desse atendimento para a pessoa surda seguida de uma pesquisa no site google.com para identificar e classificar os materiais digitais gratuitos, que podem favorecer os docentes que atendem aos alunos surdos na escola regular. Dentre os inúmeros recursos digitais destacamos nesse escrito as conversas informais, contações de histórias, três canais do YouTube para educação infantil: o Canal Mãos Aventureiras, TV CES e TV INES, entre outros, apresentam um potencial educativo relevante e para uso e auxílio do professor e aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem. Frisamos que tais recursos não substituem a formação necessária para o professor do AEE em Libras, contudo, o docente pode se utilizar de gêneros textuais na construção do conhecimento pelo surdo com a participação do conte com o suporte do tradutor-intérprete da Libras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1084110.34117/bjdv6n5-619Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32390-32402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32390-32402Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32390-324022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10841/9066Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Egle Katarinne Souza daCorrêa, Adriana Moreira de SouzaSousa, Joacileide Bezerra dePatrício, Waléria QuirinoSouza, Dayanne Pereira Soares de2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10841Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:55.388935Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
title Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
spellingShingle Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
Silva, Egle Katarinne Souza da
Alunos Surdos
Libras
Atendimento Educacional Especializado.
title_short Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
title_full Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
title_fullStr Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
title_full_unstemmed Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
title_sort Uso de vídeos no atendimento educacional especializado para surdos / Use of videos in specialized educational service for the deaf
author Silva, Egle Katarinne Souza da
author_facet Silva, Egle Katarinne Souza da
Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Sousa, Joacileide Bezerra de
Patrício, Waléria Quirino
Souza, Dayanne Pereira Soares de
author_role author
author2 Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Sousa, Joacileide Bezerra de
Patrício, Waléria Quirino
Souza, Dayanne Pereira Soares de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Egle Katarinne Souza da
Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Sousa, Joacileide Bezerra de
Patrício, Waléria Quirino
Souza, Dayanne Pereira Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos Surdos
Libras
Atendimento Educacional Especializado.
topic Alunos Surdos
Libras
Atendimento Educacional Especializado.
description Os surdos se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais, a Libras, um sistema linguístico que se utiliza da linguagem visual-gestual. No ensino regular brasileiro é ofertado para os alunos surdos e/ou com outras necessidades educacionais específicas o Atendimento Educacional Especializado, o AEE, visando eliminar as barreiras à socialização desse público. No entanto, esse atendimento em alguns casos pode não ocorrer de maneira eficiente, pois nem sempre os professores têm formação acadêmica especializada para atender a essa demanda. Diante disso, realizamos esta pesquisa documental, descritiva de análise qualitativa com o objetivo compreender os pressupostos desse atendimento para a pessoa surda seguida de uma pesquisa no site google.com para identificar e classificar os materiais digitais gratuitos, que podem favorecer os docentes que atendem aos alunos surdos na escola regular. Dentre os inúmeros recursos digitais destacamos nesse escrito as conversas informais, contações de histórias, três canais do YouTube para educação infantil: o Canal Mãos Aventureiras, TV CES e TV INES, entre outros, apresentam um potencial educativo relevante e para uso e auxílio do professor e aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem. Frisamos que tais recursos não substituem a formação necessária para o professor do AEE em Libras, contudo, o docente pode se utilizar de gêneros textuais na construção do conhecimento pelo surdo com a participação do conte com o suporte do tradutor-intérprete da Libras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10841
10.34117/bjdv6n5-619
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10841
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10841/9066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 32390-32402
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 32390-32402
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 32390-32402
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645455124332544