A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945 |
Resumo: | Este trabalho objetiva debater o estatuto da pesquisa na sala de aula. Partimos de uma certa concepção de pesquisa lato sensu, por assim dizer, que comumente faz-se presente na escola para, depois, discutir sua inclusão como instrumento pedagógico para desenvolver nos alunos uma formação crítica. Tal discussão baseia-se essencialmente no método dialético de Marx e Engels (1989). Recorreu-se ainda a outros autores para a fundamentação do objeto de estudo em questão, como: Kosik (1976), Saviani (2009), Ianni (2011), Frigotto (2004). A apreensão do método dialético pelos docentes oportunizará ao educando a superação do conhecimento oriundo do senso comum, da sua realidade – concreto dado (MARX, 1991) – e, por meio das abstrações mediadas ao longo do processo investigativo, alcançar o novo conhecimento – concreto pensado (MARX, 1991). Assumindo a pesquisa a partir de tal arcabouço teórico, espera-se que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, percebendo as contradições nela existentes, compreendendo-a e, assim, possibilitando sua transformação. |
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A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADOPesquisa. Realidade. Concreto Pensado. ConhecimentoEste trabalho objetiva debater o estatuto da pesquisa na sala de aula. Partimos de uma certa concepção de pesquisa lato sensu, por assim dizer, que comumente faz-se presente na escola para, depois, discutir sua inclusão como instrumento pedagógico para desenvolver nos alunos uma formação crítica. Tal discussão baseia-se essencialmente no método dialético de Marx e Engels (1989). Recorreu-se ainda a outros autores para a fundamentação do objeto de estudo em questão, como: Kosik (1976), Saviani (2009), Ianni (2011), Frigotto (2004). A apreensão do método dialético pelos docentes oportunizará ao educando a superação do conhecimento oriundo do senso comum, da sua realidade – concreto dado (MARX, 1991) – e, por meio das abstrações mediadas ao longo do processo investigativo, alcançar o novo conhecimento – concreto pensado (MARX, 1991). Assumindo a pesquisa a partir de tal arcabouço teórico, espera-se que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, percebendo as contradições nela existentes, compreendendo-a e, assim, possibilitando sua transformação.Editora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 18-352358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945/1032https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945/6474Fernandes, Christiane Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:44:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/945Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:44:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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