A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Christiane Caetano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945
Resumo: Este trabalho objetiva debater o estatuto da pesquisa na sala de aula. Partimos de uma certa concepção de pesquisa lato sensu, por assim dizer, que comumente faz-se presente na escola para, depois, discutir sua inclusão como instrumento pedagógico para desenvolver nos alunos uma formação crítica. Tal discussão baseia-se essencialmente no método dialético de Marx e Engels (1989). Recorreu-se ainda a outros autores para a fundamentação do objeto de estudo em questão, como: Kosik (1976), Saviani (2009), Ianni (2011), Frigotto (2004). A apreensão do método dialético pelos docentes oportunizará ao educando a superação do conhecimento oriundo do senso comum, da sua realidade – concreto dado (MARX, 1991) – e, por meio das abstrações mediadas ao longo do processo investigativo, alcançar o novo conhecimento – concreto pensado (MARX, 1991). Assumindo a pesquisa a partir de tal arcabouço teórico, espera-se que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, percebendo as contradições nela existentes, compreendendo-a e, assim, possibilitando sua transformação.
id UFMS-2_916429664e278f79cf0a63f96bcb987c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/945
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADOPesquisa. Realidade. Concreto Pensado. ConhecimentoEste trabalho objetiva debater o estatuto da pesquisa na sala de aula. Partimos de uma certa concepção de pesquisa lato sensu, por assim dizer, que comumente faz-se presente na escola para, depois, discutir sua inclusão como instrumento pedagógico para desenvolver nos alunos uma formação crítica. Tal discussão baseia-se essencialmente no método dialético de Marx e Engels (1989). Recorreu-se ainda a outros autores para a fundamentação do objeto de estudo em questão, como: Kosik (1976), Saviani (2009), Ianni (2011), Frigotto (2004). A apreensão do método dialético pelos docentes oportunizará ao educando a superação do conhecimento oriundo do senso comum, da sua realidade – concreto dado (MARX, 1991) – e, por meio das abstrações mediadas ao longo do processo investigativo, alcançar o novo conhecimento – concreto pensado (MARX, 1991). Assumindo a pesquisa a partir de tal arcabouço teórico, espera-se que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, percebendo as contradições nela existentes, compreendendo-a e, assim, possibilitando sua transformação.Editora UFMS2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 18-352358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945/1032https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945/6474Fernandes, Christiane Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:44:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/945Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:44:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
title A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
spellingShingle A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
Fernandes, Christiane Caetano
Pesquisa. Realidade. Concreto Pensado. Conhecimento
title_short A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
title_full A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
title_fullStr A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
title_full_unstemmed A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
title_sort A PESQUISA EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: DA REALIDADE AO CONCRETO-PENSADO
author Fernandes, Christiane Caetano
author_facet Fernandes, Christiane Caetano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Christiane Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa. Realidade. Concreto Pensado. Conhecimento
topic Pesquisa. Realidade. Concreto Pensado. Conhecimento
description Este trabalho objetiva debater o estatuto da pesquisa na sala de aula. Partimos de uma certa concepção de pesquisa lato sensu, por assim dizer, que comumente faz-se presente na escola para, depois, discutir sua inclusão como instrumento pedagógico para desenvolver nos alunos uma formação crítica. Tal discussão baseia-se essencialmente no método dialético de Marx e Engels (1989). Recorreu-se ainda a outros autores para a fundamentação do objeto de estudo em questão, como: Kosik (1976), Saviani (2009), Ianni (2011), Frigotto (2004). A apreensão do método dialético pelos docentes oportunizará ao educando a superação do conhecimento oriundo do senso comum, da sua realidade – concreto dado (MARX, 1991) – e, por meio das abstrações mediadas ao longo do processo investigativo, alcançar o novo conhecimento – concreto pensado (MARX, 1991). Assumindo a pesquisa a partir de tal arcabouço teórico, espera-se que o aluno tenha uma leitura crítica da realidade, percebendo as contradições nela existentes, compreendendo-a e, assim, possibilitando sua transformação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945/1032
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/945/6474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 4 (2015); 18-35
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245959430144