Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608 |
Resumo: | É um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997). |
id |
UFMS-2_9453654e9fad7e76d64862dac80efe8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9608 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivasÉ um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997).Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 102-1152358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608/8464Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Teixeira, Paulo Jorge 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9608Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
title |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
spellingShingle |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas Magalhães Teixeira, Paulo Jorge |
title_short |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
title_full |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
title_fullStr |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
title_full_unstemmed |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
title_sort |
Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas |
author |
Magalhães Teixeira, Paulo Jorge |
author_facet |
Magalhães Teixeira, Paulo Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães Teixeira, Paulo Jorge |
description |
É um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608/8464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 102-115 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246714404864 |