Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608
Resumo: É um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997).
id UFMS-2_9453654e9fad7e76d64862dac80efe8a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9608
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivasÉ um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997).Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 102-1152358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608/8464Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães Teixeira, Paulo Jorge 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9608Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
title Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
spellingShingle Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
title_short Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
title_full Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
title_fullStr Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
title_full_unstemmed Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
title_sort Saberes e diálogos no desenvolvimento profissional de professores segundo práticas crítico-reflexivas
author Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
author_facet Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Teixeira, Paulo Jorge
description É um desafio escrever sobre formação de professores, por conta das diversas correntes de pesquisadores, cada qual defendendo seu espaço político e ideológico; pela amplitude e diversidade de temas presentes neste universo e pelo fato de muitos já terem escrito a esse respeito em muitos trabalhos de reflexão e de pesquisa. Mas é preciso avançar. Daí o propósito deste artigo: abordar questões no universo da formação de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva. Quanto aos conhecimentos necessários ao professor para exercer a docência, valemo-nos de Shulman (1986, 1987) e Ball, Thames & Phelps (2008); desenvolvimento profissional de professores: Ponte (1995); prática de professores reflexivos, Dewey (1976), Schön (1983, 1987), Zeichner (1993, 2003, 2008); prática educativa crítica: Freire (1996, 2013), Giroux (1997).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9608/8464
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 102-115
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246714404864