Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonathan Vicente da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dal'Igna, Maria Cláudia, Silveira, Catharina da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734
Resumo: O presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização.
id UFMS-2_9f35b678501474ab42027650284c973d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17734
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como apostaO presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1773410.55028/pdres.v10i24.17734Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 214-2292358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734/13267Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jonathan Vicente daDal'Igna, Maria CláudiaSilveira, Catharina da Cunha2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17734Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
title Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
spellingShingle Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
Silva, Jonathan Vicente da
title_short Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
title_full Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
title_fullStr Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
title_full_unstemmed Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
title_sort Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
author Silva, Jonathan Vicente da
author_facet Silva, Jonathan Vicente da
Dal'Igna, Maria Cláudia
Silveira, Catharina da Cunha
author_role author
author2 Dal'Igna, Maria Cláudia
Silveira, Catharina da Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jonathan Vicente da
Dal'Igna, Maria Cláudia
Silveira, Catharina da Cunha
description O presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734
10.55028/pdres.v10i24.17734
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i24.17734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734/13267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 214-229
2358-1840
10.55028/pdres.v10i24
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247669657600