Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734 |
Resumo: | O presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização. |
id |
UFMS-2_9f35b678501474ab42027650284c973d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17734 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como apostaO presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização.Editora UFMS2023-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1773410.55028/pdres.v10i24.17734Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 214-2292358-184010.55028/pdres.v10i24reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734/13267Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jonathan Vicente daDal'Igna, Maria CláudiaSilveira, Catharina da Cunha2023-11-16T04:01:39Zoai:periodicos.ufms.br:article/17734Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-11-16T04:01:39Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
title |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
spellingShingle |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta Silva, Jonathan Vicente da |
title_short |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
title_full |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
title_fullStr |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
title_full_unstemmed |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
title_sort |
Metapesquisa em teses e dissertações sobre docência e pessoas trans: queerização como aposta |
author |
Silva, Jonathan Vicente da |
author_facet |
Silva, Jonathan Vicente da Dal'Igna, Maria Cláudia Silveira, Catharina da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Dal'Igna, Maria Cláudia Silveira, Catharina da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonathan Vicente da Dal'Igna, Maria Cláudia Silveira, Catharina da Cunha |
description |
O presente artigo apresenta parte da discussão realizada em uma dissertação de mestrado desenvolvida em um Programa de Pós-Graduação em Educação, no sul do Brasil, articulado a um projeto e a uma agenda de pesquisa mais abrangente que tem se ocupado em pensar a profissionalidade docente na contemporaneidade, desde os Estudos em Docência, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Queer e Estudos Foucaultianos. Procedeu-se uma metapesquisa, compondo um corpus empírico com três teses de doutorado e cinco dissertações de mestrado, com foco na análise da docência exercida por pessoas trans, realizadas entre 2009 e 2019, localizadas no banco de teses e dissertações da Capes. A produção de conhecimento sobre a relação entre pessoas trans, escola e Educação mostra que, embora a escola constitua-se como um espaço que regula e normaliza a existência docente, ela também tem sido promotora de possibilidades outras de existir como pessoa trans. Relaciona-se este resultado à tese decorrente da pesquisa “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero” e, desta forma, argumenta-se que, para além dos efeitos sobre suas existências, a presença trans impacta a própria compreensão do que deva ser a docência, em um processo aqui nomeado como queerização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734 10.55028/pdres.v10i24.17734 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i24.17734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17734/13267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 24 (2023): Dossiê Temático “Fronteiras das/nas diferenças e(m) educações”; 214-229 2358-1840 10.55028/pdres.v10i24 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247669657600 |