Adequação curricular na sala comum para aluno com TGD: trabalhando a temática da eleição
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1732 |
Resumo: | RESUMOIncontáveis são as experiências vividas por cada professor no decorrer de sua trajetória profissional. Tendo a oportunidade de lecionar para um aluno com deficiência e sendo esta voltada para os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), os aprendizados do professor se ampliam ainda mais. Fazendo uso de uma prática desenvolvida pela professora, também uma das autoras deste, voltada para o desenvolvimento educacional e social de um aluno com Transtorno do Espectro Autista do quinto ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal no interior do Estado de São Paulo, objetivou-se descrever as adaptações curriculares de conteúdo disciplinar do eixo temático de História realizada pela professora da sala de aula comum para que o aluno pudesse desenvolver suas funcionalidades. Baseando-se em um estudo de caso registrado em diário de classe, o presente estudo apresenta-se como uma reflexão acerca do trabalho do professor da sala de aula comum quanto às adaptações necessárias em seus conteúdos programáticos de maneira a atender o aluno com Transtorno Global de Desenvolvimento, bem como expor as dúvidas, erros e acertos nesta atividade de adaptações curriculares necessárias no cotidiano escolar. A partir da temática ‘Eleições Municipais 2016’, o professor buscou, através de atividades de associação de palavras e imagens, trabalho em dupla, dramatizações de fatos históricos, atendimento individualizado na carteira junto ao aluno, métodos para que este pudesse compreender e participar dos trabalhos propostos num contexto em que pudesse dar significado ao que estava sendo delineado. Os resultados obtidos foram satisfatórios e corresponderam às expectativas pré estabelecidas pelo professor para o desenvolvimento do aluno, já que foi possível identificar a autonomia na resolução dos problemas propostos e maior familiarização palavras e termos associados às Eleições Municipais. Tais resultados acabam por incitar novas adequações que proporcione não somente o ensino-aprendizagem do aluno com TGD, mas sua autonomia e auto confiança em suas capacidades. |
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Adequação curricular na sala comum para aluno com TGD: trabalhando a temática da eleiçãoEducação Especial. Inclusão Escolar. Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Adequações Curriculares.RESUMOIncontáveis são as experiências vividas por cada professor no decorrer de sua trajetória profissional. Tendo a oportunidade de lecionar para um aluno com deficiência e sendo esta voltada para os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), os aprendizados do professor se ampliam ainda mais. Fazendo uso de uma prática desenvolvida pela professora, também uma das autoras deste, voltada para o desenvolvimento educacional e social de um aluno com Transtorno do Espectro Autista do quinto ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal no interior do Estado de São Paulo, objetivou-se descrever as adaptações curriculares de conteúdo disciplinar do eixo temático de História realizada pela professora da sala de aula comum para que o aluno pudesse desenvolver suas funcionalidades. Baseando-se em um estudo de caso registrado em diário de classe, o presente estudo apresenta-se como uma reflexão acerca do trabalho do professor da sala de aula comum quanto às adaptações necessárias em seus conteúdos programáticos de maneira a atender o aluno com Transtorno Global de Desenvolvimento, bem como expor as dúvidas, erros e acertos nesta atividade de adaptações curriculares necessárias no cotidiano escolar. A partir da temática ‘Eleições Municipais 2016’, o professor buscou, através de atividades de associação de palavras e imagens, trabalho em dupla, dramatizações de fatos históricos, atendimento individualizado na carteira junto ao aluno, métodos para que este pudesse compreender e participar dos trabalhos propostos num contexto em que pudesse dar significado ao que estava sendo delineado. Os resultados obtidos foram satisfatórios e corresponderam às expectativas pré estabelecidas pelo professor para o desenvolvimento do aluno, já que foi possível identificar a autonomia na resolução dos problemas propostos e maior familiarização palavras e termos associados às Eleições Municipais. Tais resultados acabam por incitar novas adequações que proporcione não somente o ensino-aprendizagem do aluno com TGD, mas sua autonomia e auto confiança em suas capacidades.Editora UFMS2016-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1732Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 6 (2016); 147-1582358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1732/1772https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1732/6542Machado, Priscila RochaFialho Capellini, Vera Lucia Messiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:15Zoai:periodicos.ufms.br:article/1732Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:15Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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