Práticas inclusivas para a escolarização do aluno com TGD: desenvolvimento de uma Cartilha Paradidática Ilustrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Priscila Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150107
Resumo: A literatura demonstra claramente que alunos, que outrora eram destinados a unidades de tratamento e ensino-aprendizagem específicos, passaram a ser inseridos nas classes comuns do ensino regular. Assim, é vital que as universidades colaborem na formação continuada dos professores para o aprimoramento de sua prática profissional. Sabendo que a inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na sala de aula comum é uma realidade e que este tem total direito de ser atendido em sua especificidade, o professor deve ter formação para atuar nesse contexto. Visando atender a essa demanda e, sobretudo, no anelo de proporcionar uma educação de qualidade e igualitária, a Universidade Estadual Paulista/UNESP – campus Bauru/SP criou, desenvolveu e tornou possível, na modalidade de Educação à Distância (EaD), usando a plataforma Moodle, o Curso de Educação Especial e Inclusiva da Rede de Formação (Redefor). Dados coletados resultantes de atividades de um curso de especialização com trinta e oito alunos-cursistas demonstram que os professores do estado de São Paulo que têm aluno(s) com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) em sua sala de aula, apresentam dificuldades em desenvolver, em sua prática profissional, estratégias pedagógicas que proporcionem não somente a inclusão de fato, ou seja, a frequência regular nas aulas, mas também garantir o acesso ao currículo comum para sua efetiva escolarização. Com base nesses dados, esta pesquisa se desenvolveu em cinco fases: 1) análise da literatura; 2) levantamento de dados da plataforma Moodle; 3) caracterização dos alunos-cursistas; 4) estruturação organizacional dos dados pesquisados e coletados, relacionando-os com as informações encontradas na literatura; 5) desenvolvimento, estruturação e produção de uma cartilha ilustrada com sugestões e orientações para a prática do professor do Ensino Fundamental I na sala de aula. Com os resultados obtidos, desenvolveu-se um Objeto Educacional, mais especificamente uma Cartilha Paradidática Ilustrada com sugestões de adequações curriculares práticas em sala de aula de ensino regular do Ensino Fundamental I para a socialização e escolarização do aluno com transtorno Global de Desenvolvimento.
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Visando atender a essa demanda e, sobretudo, no anelo de proporcionar uma educação de qualidade e igualitária, a Universidade Estadual Paulista/UNESP – campus Bauru/SP criou, desenvolveu e tornou possível, na modalidade de Educação à Distância (EaD), usando a plataforma Moodle, o Curso de Educação Especial e Inclusiva da Rede de Formação (Redefor). Dados coletados resultantes de atividades de um curso de especialização com trinta e oito alunos-cursistas demonstram que os professores do estado de São Paulo que têm aluno(s) com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) em sua sala de aula, apresentam dificuldades em desenvolver, em sua prática profissional, estratégias pedagógicas que proporcionem não somente a inclusão de fato, ou seja, a frequência regular nas aulas, mas também garantir o acesso ao currículo comum para sua efetiva escolarização. Com base nesses dados, esta pesquisa se desenvolveu em cinco fases: 1) análise da literatura; 2) levantamento de dados da plataforma Moodle; 3) caracterização dos alunos-cursistas; 4) estruturação organizacional dos dados pesquisados e coletados, relacionando-os com as informações encontradas na literatura; 5) desenvolvimento, estruturação e produção de uma cartilha ilustrada com sugestões e orientações para a prática do professor do Ensino Fundamental I na sala de aula. Com os resultados obtidos, desenvolveu-se um Objeto Educacional, mais especificamente uma Cartilha Paradidática Ilustrada com sugestões de adequações curriculares práticas em sala de aula de ensino regular do Ensino Fundamental I para a socialização e escolarização do aluno com transtorno Global de Desenvolvimento.Literature clearly demonstrates that students, who were formerly assigned to specific treatment and teaching-learning units, were introduced into the regular classes of regular education. Thus, it is vital that universities collaborate in the ongoing training of teachers to improve their professional practice. Knowing that the inclusion of Special Education Target Public (PAEE) students in the common classroom is a reality and that this has full right to be attended to in its specificity, the teacher must have training to act in that context. In order to meet this demand and, above all, in the desire to provide quality and egalitarian education, the Paulista State University / UNESP - campus Bauru / SP created, developed and made possible, in the form of Distance Education (EAD), using Moodle platform, the Special Education and Inclusive Training Network Course (Redefor). Data collected from activities of a specialization course with thirty-eight student-teachers show that teachers from the state of São Paulo who have students with Global Developmental Disorder (PDD) in their classroom have difficulties in developing, In their professional practice, pedagogical strategies that provide not only the inclusion of fact, that is, the regular attendance in classes, but also guarantee access to the common curriculum for their effective schooling. Based on these data, this research was developed in five phases: 1) literature analysis; 2) Moodle platform data collection; 3) characterization of student-students; 4) organizational structure of the data surveyed and collected, relating them to the information found in the literature; 5) development, structuring and production of an illustrated booklet with suggestions and guidelines for the practice of elementary school teacher I in the classroom. With the results obtained, an Educational Object was developed, more specifically an Illustrated Paradigmatic Primer with suggestions of practical curricular adaptations in the regular classroom of Elementary School I for the socialization and schooling of the student with Global Developmental Disorder.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Priscila Rocha [UNESP]2017-04-11T19:05:50Z2017-04-11T19:05:50Z2017-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15010700088383233004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:26:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150107Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:15:23.281781Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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