Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emiliane de Barros da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196205
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_999faff783de81f031b940f6db1529ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196205
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino FundamentalBrincaraprenderformação de professoresTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar estudos realizados sobre o brincar e a escola, com o intuito de compreender como o brincar se articula ao ensino escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, partindo de um pressuposto, que foi sendo constituído ao longo de nossa formação no curso de Pedagogia, sobre a importância da brincadeira e do brincar na constituição da criança. Ao considerar os limites deste estudo, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico. Para desenvolver a pesquisa, buscou-se referências na base de dados do portal da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED) Como referência, foram utilizadas as comunicações apresentadas nos últimos cinco anos, nos Grupos de Trabalho (GTs) Didática, Formação de Professores, Educação Fundamental, Currículo e Alfabetização, Leitura e Escrita. Buscou-se compreender, nestes estudos, a relação que se estabelece, nas pesquisas, entre o brincar e o ensino regular, nos anos iniciais do ensino fundamental. Pode-se perceber que a questão de nossa pesquisa ainda é pouco investigada no Brasil. Foram lidos os títulos e palavras-chave de 453 comunicações apresentadas nos últimos cinco anos, nos GTs selecionados. A partir desse recorte, foram analisados os resumos de 26 estudos que discutem, de alguma forma, a brincadeira. Este estudo, ainda preliminar, pode problematizar esta questão, que foi amplamente discutida em nossa formação e que, ainda está longe dos muros da escolaThis research has the objective to analyze studies on the play and school, in order to understand if and how the play are articulated to schooling in the early years of elementary school. We start from an assumption that was being formed throughout our early training in pedagogy courses: the importance of play and play in the constitution of the child. The consider the limits of this study, we conducted a survey of bibliographic nature. To develop research, seek references in the database of the website of the National Association for Research in Education (ANPED). We take as reference the papers presented in the last five years in the Working Groups (WG) Curriculum, Teacher Education, Elementary Education, Curriculum and Literacy, Reading and Writing. We seek to understand, these studies investigated the relationship established in the research, between the play and the regular education in the early years of elementary school. We realized that our research question is still poorly investigated in Brazil. Titles and keywords of 453 papers presented in the last five years in selected GTs were read. From this crop, were read and analyzed the abstracts of 26 studies that discuss, somehow the joke. And, only three studies have discussed the relationship of play to learning in the early years of elementary school. We believe that this study, although preliminary, may define this question, which was widely discussed in our training and that, to be considered by this study, still far from the walls of the school.Florianópolis, SCSchlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Emiliane de Barros da2019-05-24T13:43:12Z2019-05-24T13:43:12Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196205porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:43:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196205Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T13:43:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Silva, Emiliane de Barros da
Brincar
aprender
formação de professores
title_short Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Brincar é aprender? Uma questão para os anos iniciais do Ensino Fundamental
author Silva, Emiliane de Barros da
author_facet Silva, Emiliane de Barros da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emiliane de Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
aprender
formação de professores
topic Brincar
aprender
formação de professores
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-05-24T13:43:12Z
2019-05-24T13:43:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196205
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652272322740224