Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853 |
Resumo: | O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática. |
id |
UFMS-2_e26a3eb2dbb6149601caa95cf2ae9242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/853 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e MatemáticaLetramentoMatemática.O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática. Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 108-1092358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/545https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/546Nogueira de Jesus, CarinaFerreira Bezerra, Giovaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/853Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
title |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
spellingShingle |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática Nogueira de Jesus, Carina Letramento Matemática. |
title_short |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
title_full |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
title_fullStr |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
title_full_unstemmed |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
title_sort |
Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática |
author |
Nogueira de Jesus, Carina |
author_facet |
Nogueira de Jesus, Carina Ferreira Bezerra, Giovani |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Bezerra, Giovani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira de Jesus, Carina Ferreira Bezerra, Giovani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Matemática. |
topic |
Letramento Matemática. |
description |
O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/545 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 108-109 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245948944384 |