Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira de Jesus, Carina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira Bezerra, Giovani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853
Resumo: O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática. 
id UFMS-2_e26a3eb2dbb6149601caa95cf2ae9242
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/853
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e MatemáticaLetramentoMatemática.O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática. Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 108-1092358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/545https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/546Nogueira de Jesus, CarinaFerreira Bezerra, Giovaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/853Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
title Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
spellingShingle Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
Nogueira de Jesus, Carina
Letramento
Matemática.
title_short Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
title_full Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
title_fullStr Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
title_full_unstemmed Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
title_sort Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática
author Nogueira de Jesus, Carina
author_facet Nogueira de Jesus, Carina
Ferreira Bezerra, Giovani
author_role author
author2 Ferreira Bezerra, Giovani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira de Jesus, Carina
Ferreira Bezerra, Giovani
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Matemática.
topic Letramento
Matemática.
description O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/545
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853/546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 108-109
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245948944384