A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396 |
Resumo: | Embora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este estudo buscou identificar a realidade atual da aplicação das lutas na Educação Física escolar, em Barra do Garças-MT, trazendo uma comparação com o município do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de um estudo primário observacional e transversal com duas formas de observação, descritiva e comparativa, utilizando questionário adaptado previamente aplicado e validado na cidade do Rio de Janeiro–RJ, composto por 9 questões fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao desinteresse dos profissionais ou alunos, mas sim, à formação acadêmica insuficiente. As lutas devem ter a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo. |
id |
UFMS-4_5148e53bb934760025abe33916976eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13396 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MTLA REALIDAD ACTUAL DE LA INCLUSIÓN DE MODALIDADES DE LUCHA EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS-MTTHE CURRENT REALITY OF THE INCLUSION OF FIGHT MODALITIES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN THE MUNICIPALITY OF BARRA DO GARÇAS-MTSaúde da Criança em Idade EscolarCurrículoProfessoresFormaçãoSchoolchildren's HealthCurriculumTeachersFormationSalud de los EscolaresReanudarMaestrosFormaciónEmbora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este estudo buscou identificar a realidade atual da aplicação das lutas na Educação Física escolar, em Barra do Garças-MT, trazendo uma comparação com o município do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de um estudo primário observacional e transversal com duas formas de observação, descritiva e comparativa, utilizando questionário adaptado previamente aplicado e validado na cidade do Rio de Janeiro–RJ, composto por 9 questões fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao desinteresse dos profissionais ou alunos, mas sim, à formação acadêmica insuficiente. As lutas devem ter a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo.Aunque el currículo de Educación Física en las escuelas incluye peleas, éstas continúan recibiendo poca importancia. Este estudio buscó identificar la realidad actual de la aplicación de las luchas en la Educación Física escolar, en Barra do Garças-MT, trayendo una comparación con la ciudad de Rio de Janeiro-RJ. Se trata de un estudio observacional primario y transversal con dos formas de observación, descriptiva y comparativa, utilizando un cuestionario adaptado previamente aplicado y validado en la ciudad de Rio de Janeiro-RJ, compuesto por 9 preguntas cerradas. Fueron entrevistados doce profesionales de Educación Física (4 mujeres y 8 hombres) de escuelas públicas de Barra do Garças-MT. El presente estudio presenta resultados que sugieren que la no inclusión de estos contenidos no se debe a la falta de interés de los profesionales o estudiantes, sino a una formación académica insuficiente. Las peleas deben tener la misma importancia que otros contenidos del currículo de la asignatura de Educación Física, y se fomenta la inclusión de este contenido.Although the Physical Education curriculum in schools includes fights, they continue to receive little importance. This study sought to identify the current reality of the application of struggles in school Physical Education, in Barra do Garças-MT, bringing a comparison with the city of Rio de Janeiro-RJ. This is a primary observational and cross-sectional study with two forms of observation, descriptive and comparative, using an adapted questionnaire previously applied and validated in the city of Rio de Janeiro-RJ, consisting of 9 closed questions. Twelve Physical Education professionals (4 women and 8 men) from public schools in Barra do Garças-MT were interviewed. The present study presents results that suggest that the non-inclusion of these contents is not due to the lack of interest of professionals or students, but to insufficient academic training. The fights must have the same importance as other contents of the curriculum of the Physical Education course, and the inclusion of this content is encouraged.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/1339610.51283/rc.27.e13396Corpoconsciência; Corpoconsciência, v. 27, jan./ dez., 2023 - Publicação Contínua; e133962178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSenghttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396/11550Copyright (c) 2022 Corpoconsciênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMourão , Nádia Raquel Dutra de MoraisCoelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e Verli, MárcioGonçalves, Luis Carlos OliveiraMagalhães Neto, Anibal Monteiro de 2023-01-02T11:59:09Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13396Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2023-01-02T11:59:09Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT LA REALIDAD ACTUAL DE LA INCLUSIÓN DE MODALIDADES DE LUCHA EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT THE CURRENT REALITY OF THE INCLUSION OF FIGHT MODALITIES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN THE MUNICIPALITY OF BARRA DO GARÇAS-MT |
title |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT |
spellingShingle |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais Saúde da Criança em Idade Escolar Currículo Professores Formação Schoolchildren's Health Curriculum Teachers Formation Salud de los Escolares Reanudar Maestros Formación |
title_short |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT |
title_full |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT |
title_fullStr |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT |
title_full_unstemmed |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT |
title_sort |
A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT |
author |
Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais |
author_facet |
Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e Verli, Márcio Gonçalves, Luis Carlos Oliveira Magalhães Neto, Anibal Monteiro de |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e Verli, Márcio Gonçalves, Luis Carlos Oliveira Magalhães Neto, Anibal Monteiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e Verli, Márcio Gonçalves, Luis Carlos Oliveira Magalhães Neto, Anibal Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Criança em Idade Escolar Currículo Professores Formação Schoolchildren's Health Curriculum Teachers Formation Salud de los Escolares Reanudar Maestros Formación |
topic |
Saúde da Criança em Idade Escolar Currículo Professores Formação Schoolchildren's Health Curriculum Teachers Formation Salud de los Escolares Reanudar Maestros Formación |
description |
Embora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este estudo buscou identificar a realidade atual da aplicação das lutas na Educação Física escolar, em Barra do Garças-MT, trazendo uma comparação com o município do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de um estudo primário observacional e transversal com duas formas de observação, descritiva e comparativa, utilizando questionário adaptado previamente aplicado e validado na cidade do Rio de Janeiro–RJ, composto por 9 questões fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao desinteresse dos profissionais ou alunos, mas sim, à formação acadêmica insuficiente. As lutas devem ter a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396 10.51283/rc.27.e13396 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396 |
identifier_str_mv |
10.51283/rc.27.e13396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396/11550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Corpoconsciência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Corpoconsciência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Corpoconsciência, v. 27, jan./ dez., 2023 - Publicação Contínua; e13396 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325461115207680 |