A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e, Verli, Márcio, Gonçalves, Luis Carlos Oliveira, Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396
Resumo: Embora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este estudo buscou identificar a realidade atual da aplicação das lutas na Educação Física escolar, em Barra do Garças-MT, trazendo uma comparação com o município do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de um estudo primário observacional e transversal com duas formas de observação, descritiva e comparativa, utilizando questionário adaptado previamente aplicado e validado na cidade do Rio de Janeiro–RJ, composto por 9 questões fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao desinteresse dos profissionais ou alunos, mas sim, à formação acadêmica insuficiente. As lutas devem ter a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo.
id UFMS-4_5148e53bb934760025abe33916976eea
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13396
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MTLA REALIDAD ACTUAL DE LA INCLUSIÓN DE MODALIDADES DE LUCHA EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS-MTTHE CURRENT REALITY OF THE INCLUSION OF FIGHT MODALITIES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN THE MUNICIPALITY OF BARRA DO GARÇAS-MTSaúde da Criança em Idade EscolarCurrículoProfessoresFormaçãoSchoolchildren's HealthCurriculumTeachersFormationSalud de los EscolaresReanudarMaestrosFormaciónEmbora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este estudo buscou identificar a realidade atual da aplicação das lutas na Educação Física escolar, em Barra do Garças-MT, trazendo uma comparação com o município do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de um estudo primário observacional e transversal com duas formas de observação, descritiva e comparativa, utilizando questionário adaptado previamente aplicado e validado na cidade do Rio de Janeiro–RJ, composto por 9 questões fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao desinteresse dos profissionais ou alunos, mas sim, à formação acadêmica insuficiente. As lutas devem ter a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo.Aunque el currículo de Educación Física en las escuelas incluye peleas, éstas continúan recibiendo poca importancia. Este estudio buscó identificar la realidad actual de la aplicación de las luchas en la Educación Física escolar, en Barra do Garças-MT, trayendo una comparación con la ciudad de Rio de Janeiro-RJ. Se trata de un estudio observacional primario y transversal con dos formas de observación, descriptiva y comparativa, utilizando un cuestionario adaptado previamente aplicado y validado en la ciudad de Rio de Janeiro-RJ, compuesto por 9 preguntas cerradas. Fueron entrevistados doce profesionales de Educación Física (4 mujeres y 8 hombres) de escuelas públicas de Barra do Garças-MT. El presente estudio presenta resultados que sugieren que la no inclusión de estos contenidos no se debe a la falta de interés de los profesionales o estudiantes, sino a una formación académica insuficiente. Las peleas deben tener la misma importancia que otros contenidos del currículo de la asignatura de Educación Física, y se fomenta la inclusión de este contenido.Although the Physical Education curriculum in schools includes fights, they continue to receive little importance. This study sought to identify the current reality of the application of struggles in school Physical Education, in Barra do Garças-MT, bringing a comparison with the city of Rio de Janeiro-RJ. This is a primary observational and cross-sectional study with two forms of observation, descriptive and comparative, using an adapted questionnaire previously applied and validated in the city of Rio de Janeiro-RJ, consisting of 9 closed questions. Twelve Physical Education professionals (4 women and 8 men) from public schools in Barra do Garças-MT were interviewed. The present study presents results that suggest that the non-inclusion of these contents is not due to the lack of interest of professionals or students, but to insufficient academic training. The fights must have the same importance as other contents of the curriculum of the Physical Education course, and the inclusion of this content is encouraged.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/1339610.51283/rc.27.e13396Corpoconsciência; Corpoconsciência, v. 27, jan./ dez., 2023 - Publicação Contínua; e133962178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSenghttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396/11550Copyright (c) 2022 Corpoconsciênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMourão , Nádia Raquel Dutra de MoraisCoelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e Verli, MárcioGonçalves, Luis Carlos OliveiraMagalhães Neto, Anibal Monteiro de 2023-01-02T11:59:09Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13396Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2023-01-02T11:59:09Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
LA REALIDAD ACTUAL DE LA INCLUSIÓN DE MODALIDADES DE LUCHA EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN EL MUNICIPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
THE CURRENT REALITY OF THE INCLUSION OF FIGHT MODALITIES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN THE MUNICIPALITY OF BARRA DO GARÇAS-MT
title A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
spellingShingle A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais
Saúde da Criança em Idade Escolar
Currículo
Professores
Formação
Schoolchildren's Health
Curriculum
Teachers
Formation
Salud de los Escolares
Reanudar
Maestros
Formación
title_short A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
title_full A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
title_fullStr A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
title_full_unstemmed A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
title_sort A REALIDADE ATUAL DA INCLUSÃO DE MODALIDADES DE LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS-MT
author Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais
author_facet Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais
Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e
Verli, Márcio
Gonçalves, Luis Carlos Oliveira
Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
author_role author
author2 Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e
Verli, Márcio
Gonçalves, Luis Carlos Oliveira
Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão , Nádia Raquel Dutra de Morais
Coelho, Paolla Shamara Rodrigues Lima e
Verli, Márcio
Gonçalves, Luis Carlos Oliveira
Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Criança em Idade Escolar
Currículo
Professores
Formação
Schoolchildren's Health
Curriculum
Teachers
Formation
Salud de los Escolares
Reanudar
Maestros
Formación
topic Saúde da Criança em Idade Escolar
Currículo
Professores
Formação
Schoolchildren's Health
Curriculum
Teachers
Formation
Salud de los Escolares
Reanudar
Maestros
Formación
description Embora o currículo da Educação Física nas escolas inclua as lutas, elas continuam recebendo pouca importância. Este estudo buscou identificar a realidade atual da aplicação das lutas na Educação Física escolar, em Barra do Garças-MT, trazendo uma comparação com o município do Rio de Janeiro-RJ. Trata-se de um estudo primário observacional e transversal com duas formas de observação, descritiva e comparativa, utilizando questionário adaptado previamente aplicado e validado na cidade do Rio de Janeiro–RJ, composto por 9 questões fechadas. Foram entrevistados 12 profissionais de Educação Física (4 mulheres e 8 homens) de escolas públicas de Barra do Garças-MT. O presente estudo apresenta resultados que sugerem que a não inclusão desses conteúdos não se deve ao desinteresse dos profissionais ou alunos, mas sim, à formação acadêmica insuficiente. As lutas devem ter a mesma importância que outros conteúdos do currículo do curso de Educação Física, sendo estimulada a inclusão desse conteúdo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396
10.51283/rc.27.e13396
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396
identifier_str_mv 10.51283/rc.27.e13396
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13396/11550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Corpoconsciência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Corpoconsciência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Corpoconsciência, v. 27, jan./ dez., 2023 - Publicação Contínua; e13396
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325461115207680