Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nara Rejane Cruz de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Wan Stadnik, Adriana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Corpoconsciência (Online)
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478
Resumo: O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais.
id UFMS-4_5dd165a444001458032430b64329d16c
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3478
network_acronym_str UFMS-4
network_name_str Revista Corpoconsciência (Online)
repository_id_str
spelling Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação físicaLazerFormação continuadaViagens de estudoEducação Física O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº2, jul./dez., 2007; 10-222178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478/2421Oliveira, Nara Rejane Cruz deWan Stadnik, Adriana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:09:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3478Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:09:22Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
title Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
spellingShingle Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
Oliveira, Nara Rejane Cruz de
Lazer
Formação continuada
Viagens de estudo
Educação Física
title_short Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
title_full Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
title_fullStr Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
title_full_unstemmed Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
title_sort Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
author Oliveira, Nara Rejane Cruz de
author_facet Oliveira, Nara Rejane Cruz de
Wan Stadnik, Adriana Maria
author_role author
author2 Wan Stadnik, Adriana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nara Rejane Cruz de
Wan Stadnik, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer
Formação continuada
Viagens de estudo
Educação Física
topic Lazer
Formação continuada
Viagens de estudo
Educação Física
description O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478/2421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº2, jul./dez., 2007; 10-22
2178-5945
reponame:Revista Corpoconsciência (Online)
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Revista Corpoconsciência (Online)
collection Revista Corpoconsciência (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||ecmmoreira@uol.com.br
_version_ 1798325459154370560