Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais. |
id |
UFMS-4_5dd165a444001458032430b64329d16c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3478 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação físicaLazerFormação continuadaViagens de estudoEducação Física O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais.Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2010-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº2, jul./dez., 2007; 10-222178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478/2421Oliveira, Nara Rejane Cruz deWan Stadnik, Adriana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-15T21:09:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3478Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:09:22Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
title |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
spellingShingle |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física Oliveira, Nara Rejane Cruz de Lazer Formação continuada Viagens de estudo Educação Física |
title_short |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
title_full |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
title_fullStr |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
title_full_unstemmed |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
title_sort |
Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física |
author |
Oliveira, Nara Rejane Cruz de |
author_facet |
Oliveira, Nara Rejane Cruz de Wan Stadnik, Adriana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Wan Stadnik, Adriana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nara Rejane Cruz de Wan Stadnik, Adriana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazer Formação continuada Viagens de estudo Educação Física |
topic |
Lazer Formação continuada Viagens de estudo Educação Física |
description |
O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3478/2421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 11, nº2, jul./dez., 2007; 10-22 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325459154370560 |