Gestão Escolar Democrática: O (Des)Cumprimento da Meta 19 do PNE
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17093 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise do processo de regulamentação da Gestão Democrática, enquanto cumprimento da meta 19 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Consiste em uma pesquisa documental pautada nas normatizações e nas ações de planejamento desenvolvidas pelas secretarias dos 16 municípios do estado do Amapá. O estudo revela que o processo de regulamentação, quase na totalidade dos municípios, repousa, ainda, na letra da Lei de seus respectivos Planos Municipais de Educação (PME). Neste estudo, destaca-se a importância da inclusão da meta 19 nas estratégias de cada PME, no tocante à gestão democrática, bem como a inexistência de uma política governamental que priorize sua efetivação. A democracia, inegavelmente, é um passo importante no sistema educacional para que muitas questões avancem, porém, somos sabedores que, enquanto direito, ela não se encerra nos limites da escola. |
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Gestão Escolar Democrática: O (Des)Cumprimento da Meta 19 do PNEEste artigo apresenta uma análise do processo de regulamentação da Gestão Democrática, enquanto cumprimento da meta 19 do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Consiste em uma pesquisa documental pautada nas normatizações e nas ações de planejamento desenvolvidas pelas secretarias dos 16 municípios do estado do Amapá. O estudo revela que o processo de regulamentação, quase na totalidade dos municípios, repousa, ainda, na letra da Lei de seus respectivos Planos Municipais de Educação (PME). Neste estudo, destaca-se a importância da inclusão da meta 19 nas estratégias de cada PME, no tocante à gestão democrática, bem como a inexistência de uma política governamental que priorize sua efetivação. A democracia, inegavelmente, é um passo importante no sistema educacional para que muitas questões avancem, porém, somos sabedores que, enquanto direito, ela não se encerra nos limites da escola.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17093 Revista GESTO-Debate; v. 4 n. 01-09 (2020): 20202595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17093/11359Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Andrade, AntoniaPereira Vale da Costa, DéboraSilva Souza, Orleans2022-09-22T00:56:40Zoai:periodicos.ufms.br:article/17093Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:40GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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