UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968 |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente. |
id |
UFMS-5_5cd53e23269f6887e99569f33ecaf9ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17968 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS O presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2023-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1796810.55028/gd.v7i01.17968 Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968/12563https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968/12562Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, DaianeCorrêa Pereira, Elaine 2024-01-28T21:22:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/17968Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2024-01-28T21:22:16GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
title |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
spellingShingle |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS Ferreira, Daiane |
title_short |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
title_full |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
title_fullStr |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
title_full_unstemmed |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
title_sort |
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA EJA E A IDENTIDADE DOCENTE: MAPEAMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS |
author |
Ferreira, Daiane |
author_facet |
Ferreira, Daiane Corrêa Pereira, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa Pereira, Elaine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Daiane Corrêa Pereira, Elaine |
description |
O presente trabalho busca refletir a formação continuada de professores na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o que se apresenta sobre a constituição de uma identidade docente. Para o levantamento da pesquisa, como subsídios na discussão, consideramos as produções em formato de artigos científicos em dois eventos que abarcam a área da formação de professores e a EJA. Além disso, buscamos no portal de periódicos da Capes seguindo os seguintes critérios: “Formação de professores”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Identidade docente”. A partir das leituras estabelecemos 4 eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento das discussões. Concluímos que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção emergindo a necessidade de propor alternativas não só para a formação continuada como também na formação inicial, sendo estes dois campos essenciais para a constituição da identidade docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968 10.55028/gd.v7i01.17968 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968 |
identifier_str_mv |
10.55028/gd.v7i01.17968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968/12563 https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17968/12562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf audio/mpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 7 n. 01-30 (2023): 2023 - Fluxo Contínuo 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857347559424 |