A Educação em Mészáros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17073 |
Resumo: | Por meio deste texto apresentamos as contribuições do filósofo István Mészáros ao debate educacional. Para tanto, demonstramos as linhas gerais que estruturam a reflexão do autor no que concerne ao movimento da atual ordem societária regida pelo sistema do capital. Além disso, elaboramos algumas críticas no sentido de confrontação da discussão do autor em questão com o conjunto do processo histórico real. Apesar de não se tratar de um teórico da educação, entendemos que sua obra, para além dos textos diretamente voltados à dimensão educativa, apresenta elementos indispensáveis para a apreensão das múltiplas determinações que o complexo da educação desempenha junto à totalidade social. |
id |
UFMS-5_63188e8c805a6bb055d669a2ba98f8f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17073 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação em MészárosPor meio deste texto apresentamos as contribuições do filósofo István Mészáros ao debate educacional. Para tanto, demonstramos as linhas gerais que estruturam a reflexão do autor no que concerne ao movimento da atual ordem societária regida pelo sistema do capital. Além disso, elaboramos algumas críticas no sentido de confrontação da discussão do autor em questão com o conjunto do processo histórico real. Apesar de não se tratar de um teórico da educação, entendemos que sua obra, para além dos textos diretamente voltados à dimensão educativa, apresenta elementos indispensáveis para a apreensão das múltiplas determinações que o complexo da educação desempenha junto à totalidade social.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17073 Revista GESTO-Debate; v. 2 n. 01-17 (2018): 20182595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17073/11347Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRafael Rossi2022-09-22T00:56:04Zoai:periodicos.ufms.br:article/17073Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:04GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação em Mészáros |
title |
A Educação em Mészáros |
spellingShingle |
A Educação em Mészáros Rafael Rossi |
title_short |
A Educação em Mészáros |
title_full |
A Educação em Mészáros |
title_fullStr |
A Educação em Mészáros |
title_full_unstemmed |
A Educação em Mészáros |
title_sort |
A Educação em Mészáros |
author |
Rafael Rossi |
author_facet |
Rafael Rossi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Rossi |
description |
Por meio deste texto apresentamos as contribuições do filósofo István Mészáros ao debate educacional. Para tanto, demonstramos as linhas gerais que estruturam a reflexão do autor no que concerne ao movimento da atual ordem societária regida pelo sistema do capital. Além disso, elaboramos algumas críticas no sentido de confrontação da discussão do autor em questão com o conjunto do processo histórico real. Apesar de não se tratar de um teórico da educação, entendemos que sua obra, para além dos textos diretamente voltados à dimensão educativa, apresenta elementos indispensáveis para a apreensão das múltiplas determinações que o complexo da educação desempenha junto à totalidade social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17073 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17073/11347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 2 n. 01-17 (2018): 2018 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857414668288 |