A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonet, Ivo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091
Resumo: A literatura sobre formação de professores é abundantíssima. Pode-se, sem receio, afirmar que a maioria admite, implícita ou explicitamente, a ideia de que uma boa formação de professores tem, como condições fundamentais, a destinação ampla de recursos e uma política educacional adequada. Não se pergunta, de modo geral, qual o sentido e quais os objetivos da educação e da formação de professores. Na verdade, aceitam-se sem questionamentos, os fins estabelecidos pela Constituição. Ora, como vivemos em uma sociedade de classes, essas indagações são imperativas. Para além daquelas condições, é preciso perguntar: formar para a reprodução dessa sociedade, essencialmente desigualitária e cada vez mais desumana ou para a construção de uma sociedade igualitária e onde todos possam desenvolver amplamente a sua humanidade? Também é preciso perguntar se é possível, e em que medida, formar professores com vistas a esse último objetivo, que é a emancipação humana.
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