Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais. |
id |
UFMS_33c172173d1ea66f062260ce7392336a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/494 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2011-09-13T20:29:34Z2021-09-30T19:57:33Z2006LIMA FILHO, Dario de Oliveira et al . Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gest. Prod., São Carlos, v. 13, n. 2, maio 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012.https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais.ABSTRACT - This study aimed to identify how the incorporation of retailers into a cooperative network affects the individual identity of small supermarkets and what the associates' views are regarding this strategic alliance. A desk research was therefore carried out, as well as a multicase study at three associates of a cooperative food retail network in Brazil. The findings of this study indicate that the benefits of greater operational efficiency, better positioning and increased business leverage of the companies in the network compensate for the loss of their individual image (brand).porGestão & ProduçãoVarejoSupermercadosMarcas ComerciaisAlianças EstratégicasRedes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associadosCooperative networks in the neighborhood food retail market: perceptions of the associatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLima Filho, Dario de OliveiraMaia, Fabrício SimplícioSproesser, Renato LuizMoraes, FabioMoraes, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILRedes de cooperacao no varejo.pdf.jpgRedes de cooperacao no varejo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1849https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/4/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.jpg9c1883226a7eb2dc4f5b9a1a9f11014eMD54ORIGINALRedes de cooperacao no varejo.pdfRedes de cooperacao no varejo.pdfapplication/pdf482823https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/1/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf351518a276eb1340118fb9301be518a8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTRedes de cooperacao no varejo.pdf.txtRedes de cooperacao no varejo.pdf.txtExtracted texttext/plain67308https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/3/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.txt010df622e4a315a5dae6e5c990769cb3MD53123456789/4942021-09-30 15:57:33.681oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Cooperative networks in the neighborhood food retail market: perceptions of the associates |
title |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
spellingShingle |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados Lima Filho, Dario de Oliveira Varejo Supermercados Marcas Comerciais Alianças Estratégicas |
title_short |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
title_full |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
title_fullStr |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
title_full_unstemmed |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
title_sort |
Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados |
author |
Lima Filho, Dario de Oliveira |
author_facet |
Lima Filho, Dario de Oliveira Maia, Fabrício Simplício Sproesser, Renato Luiz Moraes, Fabio Moraes, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Fabrício Simplício Sproesser, Renato Luiz Moraes, Fabio Moraes, Roberta |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Filho, Dario de Oliveira Maia, Fabrício Simplício Sproesser, Renato Luiz Moraes, Fabio Moraes, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Supermercados Marcas Comerciais Alianças Estratégicas |
topic |
Varejo Supermercados Marcas Comerciais Alianças Estratégicas |
description |
Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-13T20:29:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA FILHO, Dario de Oliveira et al . Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gest. Prod., São Carlos, v. 13, n. 2, maio 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012 |
identifier_str_mv |
LIMA FILHO, Dario de Oliveira et al . Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gest. Prod., São Carlos, v. 13, n. 2, maio 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012. |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/4/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/1/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/2/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/3/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c1883226a7eb2dc4f5b9a1a9f11014e 351518a276eb1340118fb9301be518a8 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 010df622e4a315a5dae6e5c990769cb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448052558725120 |