ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA CAROLINA LOPES GARRIDO
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
Resumo: Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante.
id UFMS_40892f7142e9ea3cbc33d2f77466d2c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/7415
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-11-30T15:34:47Z2023-11-30T15:34:47Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante.Analisa em comparação as escritas e os discursos presentes em quatro textos/documentos curriculares endereçados à educação infantil, elegemos as seguintes áreas: direitos de aprendizagem, concepções de criança e infância e campos de experiências.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasCurrículoTextos/Documentos CurricularesEducação InfantilBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Centro-OesteESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFABIANY DE CASSIA TAVARES SILVAANA CAROLINA LOPES GARRIDOinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL6478.pdf6478.pdfapplication/pdf532586https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/7415/-1/6478.pdf95c3101bcebef9542c2879186a2dd4daMD5-1123456789/74152023-11-30 11:34:47.84oai:repositorio.ufms.br:123456789/7415Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-11-30T15:34:47Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
title ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
spellingShingle ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
ANA CAROLINA LOPES GARRIDO
Currículo
Textos/Documentos Curriculares
Educação Infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Centro-Oeste
Ciências Humanas
title_short ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
title_full ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
title_fullStr ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
title_full_unstemmed ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
title_sort ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
author ANA CAROLINA LOPES GARRIDO
author_facet ANA CAROLINA LOPES GARRIDO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA CAROLINA LOPES GARRIDO
contributor_str_mv FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Textos/Documentos Curriculares
Educação Infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Centro-Oeste
topic Currículo
Textos/Documentos Curriculares
Educação Infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Centro-Oeste
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-30T15:34:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T15:34:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/7415/-1/6478.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95c3101bcebef9542c2879186a2dd4da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1801678582418767872