ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415 |
Resumo: | Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante. |
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ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO ANA CAROLINA LOPES GARRIDO Currículo Textos/Documentos Curriculares Educação Infantil Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Centro-Oeste Ciências Humanas |
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Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante. |
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