ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706 |
Resumo: | In this work we will present a new approach in the teaching of mathematical logic, which makes use of truth tables, Boolean algebra and challenges of truth or lie, in addition to several examples of applications in order to develop some of the skills contained in the National Common Curricular Base (BNCC) ). Our goal is to provide support material for teachers who teach classes in elementary and high school, providing a chapter with activities for each stage of education, ranging from 6º to 3º of high school, through the use of of algorithms run on VisuAlg software. |
id |
UFMS_57504eed0826bc18fc216e86755858c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/3706 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2021-05-21T17:23:46Z2021-09-30T19:56:08Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706In this work we will present a new approach in the teaching of mathematical logic, which makes use of truth tables, Boolean algebra and challenges of truth or lie, in addition to several examples of applications in order to develop some of the skills contained in the National Common Curricular Base (BNCC) ). Our goal is to provide support material for teachers who teach classes in elementary and high school, providing a chapter with activities for each stage of education, ranging from 6º to 3º of high school, through the use of of algorithms run on VisuAlg software.Neste trabalho apresentaremos uma nova abordagem no ensino da lógica matemática, que faz uso de tabelas verdade, álgebra booleana e desafios de verdade ou mentira, além de diversos exemplos de aplicações com o objetivo de desenvolver algumas das habilidades contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso objetivo é fornecer uma material de apoio aos professores que ministram aulas no ensino fundamental II e ensino médio disponibilizando um capı́tulo com atividades para cada etapa do ensino, que varia do 6º até 3º do ensino médio, através do uso de algoritmos executados no software VisuAlg.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEnsino de lógica, Programação, Circuito lógicoABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAllan Edley Ramos de AndradeJULIANO FERREIRA DE LIMAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.jpgABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/3/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.jpg34f0d2f09b371536e785e2cedb029e33MD53TEXTABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.txtABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdf.txtExtracted texttext/plain90152https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/2/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.txt8a73968ae52b07a07acc9763af684796MD52ORIGINALABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdfABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG.pdfapplication/pdf2094486https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/1/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf25557bebbfd0963aad3b02e64c98fee2MD51123456789/37062021-09-30 15:56:08.182oai:repositorio.ufms.br:123456789/3706Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:08Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
title |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
spellingShingle |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG JULIANO FERREIRA DE LIMA Ensino de lógica, Programação, Circuito lógico |
title_short |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
title_full |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
title_fullStr |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
title_sort |
ABORDAGEM DA LÓGICA MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE VISUALG |
author |
JULIANO FERREIRA DE LIMA |
author_facet |
JULIANO FERREIRA DE LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allan Edley Ramos de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JULIANO FERREIRA DE LIMA |
contributor_str_mv |
Allan Edley Ramos de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de lógica, Programação, Circuito lógico |
topic |
Ensino de lógica, Programação, Circuito lógico |
description |
In this work we will present a new approach in the teaching of mathematical logic, which makes use of truth tables, Boolean algebra and challenges of truth or lie, in addition to several examples of applications in order to develop some of the skills contained in the National Common Curricular Base (BNCC) ). Our goal is to provide support material for teachers who teach classes in elementary and high school, providing a chapter with activities for each stage of education, ranging from 6º to 3º of high school, through the use of of algorithms run on VisuAlg software. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T17:23:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:56:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/3/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/2/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3706/1/ABORDAGEM%20DA%20L%c3%93GICA%20MATEM%c3%81TICA%20UTILIZANDO%20O%20SOFTWARE%20VISUALG.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34f0d2f09b371536e785e2cedb029e33 8a73968ae52b07a07acc9763af684796 25557bebbfd0963aad3b02e64c98fee2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1801678541274742784 |