Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arguelho, Miriam Brum
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paniago, Maria Cristina Lima, Riedner, Daiani Damm Tonetto
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5050
Resumo: O livro "Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos" agrega dez trabalhos que foram construídos em torno da proposta central do livro, que tem como objetivo apresentar experiências e discussões teóricas e metodológica acerca da integração do uso de tecnologias digitais na práticas pedagógica em diferentes cenários formativos. Esses cenários, que estão sempre em transição, apontam para a necessidade de transformação e reinvenção crítica das práticas educativas com e a partir do uso de tecnologias digitais. Nos diferentes espaços e níveis de formação, nós presenciamos uma ressignificação do papel dos professores e professoras e também do papel dos estudantes. Cada um dos capítulos que se seguem apresenta uma história e um cenário formativo particular, mas todos eles compartilham experiências inovadoras com foco na aprendizagem e na utilização de tecnologias digitais em contextos educativos. Nossa intenção é a de socializar e dar visibilidade às pesquisas acadêmicas com temáticas relacionadas à tecnologias digitais e formação de professores com foco na reinvenção das práticas educativas. De forma transversal, os trabalhos reunidos neste livro digital demonstram que, mesmo com a intensificação do uso de tecnologias digitais, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e professoras continua sendo primordial para mediação, afetividade, curadoria e acompanhamento dos estudantes no caminho de aprendizagem e do conhecimento.
id UFMS_6f7c6530546eef6257352414097fdb70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/5050
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2022-08-24T13:05:00Z2022-08-242022-08-24978-65-89995-38-8https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5050O livro "Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos" agrega dez trabalhos que foram construídos em torno da proposta central do livro, que tem como objetivo apresentar experiências e discussões teóricas e metodológica acerca da integração do uso de tecnologias digitais na práticas pedagógica em diferentes cenários formativos. Esses cenários, que estão sempre em transição, apontam para a necessidade de transformação e reinvenção crítica das práticas educativas com e a partir do uso de tecnologias digitais. Nos diferentes espaços e níveis de formação, nós presenciamos uma ressignificação do papel dos professores e professoras e também do papel dos estudantes. Cada um dos capítulos que se seguem apresenta uma história e um cenário formativo particular, mas todos eles compartilham experiências inovadoras com foco na aprendizagem e na utilização de tecnologias digitais em contextos educativos. Nossa intenção é a de socializar e dar visibilidade às pesquisas acadêmicas com temáticas relacionadas à tecnologias digitais e formação de professores com foco na reinvenção das práticas educativas. De forma transversal, os trabalhos reunidos neste livro digital demonstram que, mesmo com a intensificação do uso de tecnologias digitais, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e professoras continua sendo primordial para mediação, afetividade, curadoria e acompanhamento dos estudantes no caminho de aprendizagem e do conhecimento.The book "Digital technologies and reinventions of educational practices in different training scenarios" brings together ten works that were built around the book's central proposal, which aims to present theoretical and methodological experiences and discussions about the integration of the use of digital technologies in practices pedagogy in different training scenarios. These scenarios, which are always in transition, point to the need for transformation and critical reinvention of educational practices with and from the use of digital technologies. In the different spaces and levels of training, we witness a resignification of the role of teachers and also the role of students. Each of the following chapters presents a particular history and formative scenario, but they all share innovative experiences focused on learning and using digital technologies in educational contexts. Our intention is to socialize and give visibility to academic research with themes related to digital technologies and teacher training with a focus on reinventing educational practices. In a transversal way, the works gathered in this digital book demonstrate that, even with the intensification of the use of digital technologies, the pedagogical work developed by teachers remains essential for mediation, affectivity, curation and monitoring of students on the learning path and the knowledgeporUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilTecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativosAttribution 4.0 Internationalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologias digitaisPráticas pedagógicasEnsinoFormação de professoresInovação pedagógicaEducaçãoTecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookArguelho, Miriam BrumPaniago, Maria Cristina LimaRiedner, Daiani Damm Tonettoreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINALTecnologiasdigitaise_reinvenções_de_práticas_educativas.pdfTecnologiasdigitaise_reinvenções_de_práticas_educativas.pdfapplication/pdf6666885https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5050/1/Tecnologiasdigitaise_reinven%c3%a7%c3%b5es_de_pr%c3%a1ticas_educativas.pdfa8d7764308e69365aa7222e62f5b038bMD51123456789/50502022-11-28 15:33:38.806oai:repositorio.ufms.br:123456789/5050Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-11-28T19:33:38Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
title Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
spellingShingle Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
Arguelho, Miriam Brum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
Ensino
Formação de professores
Inovação pedagógica
Educação
title_short Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
title_full Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
title_fullStr Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
title_full_unstemmed Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
title_sort Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
author Arguelho, Miriam Brum
author_facet Arguelho, Miriam Brum
Paniago, Maria Cristina Lima
Riedner, Daiani Damm Tonetto
author_role author
author2 Paniago, Maria Cristina Lima
Riedner, Daiani Damm Tonetto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arguelho, Miriam Brum
Paniago, Maria Cristina Lima
Riedner, Daiani Damm Tonetto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
Ensino
Formação de professores
Inovação pedagógica
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Práticas pedagógicas
Ensino
Formação de professores
Inovação pedagógica
Educação
description O livro "Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos" agrega dez trabalhos que foram construídos em torno da proposta central do livro, que tem como objetivo apresentar experiências e discussões teóricas e metodológica acerca da integração do uso de tecnologias digitais na práticas pedagógica em diferentes cenários formativos. Esses cenários, que estão sempre em transição, apontam para a necessidade de transformação e reinvenção crítica das práticas educativas com e a partir do uso de tecnologias digitais. Nos diferentes espaços e níveis de formação, nós presenciamos uma ressignificação do papel dos professores e professoras e também do papel dos estudantes. Cada um dos capítulos que se seguem apresenta uma história e um cenário formativo particular, mas todos eles compartilham experiências inovadoras com foco na aprendizagem e na utilização de tecnologias digitais em contextos educativos. Nossa intenção é a de socializar e dar visibilidade às pesquisas acadêmicas com temáticas relacionadas à tecnologias digitais e formação de professores com foco na reinvenção das práticas educativas. De forma transversal, os trabalhos reunidos neste livro digital demonstram que, mesmo com a intensificação do uso de tecnologias digitais, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores e professoras continua sendo primordial para mediação, afetividade, curadoria e acompanhamento dos estudantes no caminho de aprendizagem e do conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T13:05:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5050
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 978-65-89995-38-8
identifier_str_mv 978-65-89995-38-8
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5050/1/Tecnologiasdigitaise_reinven%c3%a7%c3%b5es_de_pr%c3%a1ticas_educativas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8d7764308e69365aa7222e62f5b038b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552814971355136