Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/946 |
Resumo: | Dada a justificativa da necessidade de superar o pensamento reducionista e impulsionar os processos didáticos-pedagógicos na formação do docente guiados pelos princípios da Transdisciplinaridade, a pesquisa apresentada foi guiada pela pergunta problematizadora: Os alunos do curso de pós-graduação em nível lato-sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás-UEG/GO, que exercem atividade docente, conseguem transformar sua prática pedagógica a partir dos conteúdos estudados sobre a transdisciplinaridade? Definiu-se como objetivo geral analisar as contribuições do curso de pós-graduação em nível lato-sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás-UEG/GO, em concretizar princípios, metodologias e estratégias de docência transdisciplinar em seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que atenta para a subjetividade e o meio. Utilizou-se como referência multimétodos com entrevistas semiestruturadas, questionários quali-quantitativos, grupo focal e a pesquisa documental, os quais favoreceram a emergência de dados que se relacionam entre si, caracterizando uma quadriangulação. A base bibliográfica deste estudo encontrou respaldo nos seguintes autores: Edgar Morin (2003, 2008, 2015) Barsarab Niclolescu (1999, 2015), Maria Cândida Moraes (2004, 2008, 2015), Saturnino de La Torre (2004), Juan Miguel Batalloso (2013), Akiko Santos (2010), João Henrique Suanno (2011, 2013), Gaston Pineau (2003), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2013, 2015), Humberto Maturama (2001), entre outros citados ao longo desta dissertação. O estudo encontrou pontos que vão de encontro a uma confirmação da pergunta norteadora da pesquisa, e outros que nos ajudam a levantar pontos para contribuições futuras tendo sido essa resposta respaldada pela categorias previamente elegidas e também ao considerar outras que emergiram ao longo das análises. Houve, portanto uma construção epistemológica, metodológica e ontológica pela proposta transdisciplinar que o curso possibilita viver no que diz respeito a multireferrencialidade entre os níveis de realidade, a projeção do terceiro incluído e o pensamento complexo. A partir desta vivência os alunos notoriamente nos trazem suas perspectivas e possíveis olhares ao considerar suas práticas no fazer docente. |
id |
UEG-2_2c76d389557d08a36297161181625241 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/946 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativoTransdisciplinaridadePrática pedagógicaFormação de professoresComplexidadeCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODada a justificativa da necessidade de superar o pensamento reducionista e impulsionar os processos didáticos-pedagógicos na formação do docente guiados pelos princípios da Transdisciplinaridade, a pesquisa apresentada foi guiada pela pergunta problematizadora: Os alunos do curso de pós-graduação em nível lato-sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás-UEG/GO, que exercem atividade docente, conseguem transformar sua prática pedagógica a partir dos conteúdos estudados sobre a transdisciplinaridade? Definiu-se como objetivo geral analisar as contribuições do curso de pós-graduação em nível lato-sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás-UEG/GO, em concretizar princípios, metodologias e estratégias de docência transdisciplinar em seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que atenta para a subjetividade e o meio. Utilizou-se como referência multimétodos com entrevistas semiestruturadas, questionários quali-quantitativos, grupo focal e a pesquisa documental, os quais favoreceram a emergência de dados que se relacionam entre si, caracterizando uma quadriangulação. A base bibliográfica deste estudo encontrou respaldo nos seguintes autores: Edgar Morin (2003, 2008, 2015) Barsarab Niclolescu (1999, 2015), Maria Cândida Moraes (2004, 2008, 2015), Saturnino de La Torre (2004), Juan Miguel Batalloso (2013), Akiko Santos (2010), João Henrique Suanno (2011, 2013), Gaston Pineau (2003), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2013, 2015), Humberto Maturama (2001), entre outros citados ao longo desta dissertação. O estudo encontrou pontos que vão de encontro a uma confirmação da pergunta norteadora da pesquisa, e outros que nos ajudam a levantar pontos para contribuições futuras tendo sido essa resposta respaldada pela categorias previamente elegidas e também ao considerar outras que emergiram ao longo das análises. Houve, portanto uma construção epistemológica, metodológica e ontológica pela proposta transdisciplinar que o curso possibilita viver no que diz respeito a multireferrencialidade entre os níveis de realidade, a projeção do terceiro incluído e o pensamento complexo. A partir desta vivência os alunos notoriamente nos trazem suas perspectivas e possíveis olhares ao considerar suas práticas no fazer docente.Given the justification of the need to overcome the reductionist thinking and to promote the didactic-pedagogical processes in teacher training guided by the principles of Transdisciplinarity, the research presented was guided by the problematizing question: Students of the post-graduation course at the lato-sensu level in Transdisciplinarity and Interdisciplinarity in Education, at Campus Inhumas of the State University of Goiás- UEG / GO, who carry out teaching activities, manage to transform their pedagogical practice from the contents studied on transdisciplinarity? It was defined as a general objective to analyze the contributions of the postgraduate course in lato-sensu level in Transdisciplinarity and Interdisciplinarity in Education, at Campus Inhumas of the State University of Goiás-UEG / GO, in concretizing principles, methodologies and strategies of transdisciplinary teaching In their students. It is a qualitative research that focuses on subjectivity and the environment. Multimethods with semi-structured interviews, qualitative-quantitative questionnaires, focus group and documentary research were used as references, which favored the emergence of data that are related to each other, characterizing a quadriangulation. The bibliographic database of this study was supported by the following authors: Edgar Morin (2003, 2008, 2015) Barsarab Niclolescu (1999, 2015), Maria Cândida Moraes (2004, 2008, 2015), Saturnino de La Torre (2004), Juan Miguel Batalloso (2013), Akiko Santos (2010), João Henrique Suanno (2011, 2013), Gaston Pineau (2003), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2013, 2015), Humberto Maturama (2001), among others cited throughout this dissertation. The study found points that corroborate a confirmation of the guiding question of the research, and others that help us to raise points for future contributions having been this answer supported by previously chosen categories and also considering others that emerged throughout the analyzes. There was, therefore, an epistemological, methodological and ontological construction through the transdisciplinary proposal that the course makes possible to live in relation to the multireferentiality between the levels of reality, the projection of the third included and the complex thinking. From this experience the students notoriously bring us their perspectives and possible glances when considering their practices in teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueSíveres, LuizCastro, Raimundo Márcio Mota deSilva, Débora Cristina Santos eCunha, Regina Célia Alves da2022-02-14T13:51:47Z2017-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Regina Célia Alves da. Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo. 2017. 134 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-02-14T13:51:47Zoai:tede2:tede/946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-02-14T13:51:47Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
title |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
spellingShingle |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo Cunha, Regina Célia Alves da Transdisciplinaridade Prática pedagógica Formação de professores Complexidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
title_full |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
title_fullStr |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
title_full_unstemmed |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
title_sort |
Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo |
author |
Cunha, Regina Célia Alves da |
author_facet |
Cunha, Regina Célia Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suanno, João Henrique Suanno, João Henrique Síveres, Luiz Castro, Raimundo Márcio Mota de Silva, Débora Cristina Santos e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Regina Célia Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade Prática pedagógica Formação de professores Complexidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Transdisciplinaridade Prática pedagógica Formação de professores Complexidade CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Dada a justificativa da necessidade de superar o pensamento reducionista e impulsionar os processos didáticos-pedagógicos na formação do docente guiados pelos princípios da Transdisciplinaridade, a pesquisa apresentada foi guiada pela pergunta problematizadora: Os alunos do curso de pós-graduação em nível lato-sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás-UEG/GO, que exercem atividade docente, conseguem transformar sua prática pedagógica a partir dos conteúdos estudados sobre a transdisciplinaridade? Definiu-se como objetivo geral analisar as contribuições do curso de pós-graduação em nível lato-sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás-UEG/GO, em concretizar princípios, metodologias e estratégias de docência transdisciplinar em seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que atenta para a subjetividade e o meio. Utilizou-se como referência multimétodos com entrevistas semiestruturadas, questionários quali-quantitativos, grupo focal e a pesquisa documental, os quais favoreceram a emergência de dados que se relacionam entre si, caracterizando uma quadriangulação. A base bibliográfica deste estudo encontrou respaldo nos seguintes autores: Edgar Morin (2003, 2008, 2015) Barsarab Niclolescu (1999, 2015), Maria Cândida Moraes (2004, 2008, 2015), Saturnino de La Torre (2004), Juan Miguel Batalloso (2013), Akiko Santos (2010), João Henrique Suanno (2011, 2013), Gaston Pineau (2003), Marilza Vanessa Rosa Suanno (2013, 2015), Humberto Maturama (2001), entre outros citados ao longo desta dissertação. O estudo encontrou pontos que vão de encontro a uma confirmação da pergunta norteadora da pesquisa, e outros que nos ajudam a levantar pontos para contribuições futuras tendo sido essa resposta respaldada pela categorias previamente elegidas e também ao considerar outras que emergiram ao longo das análises. Houve, portanto uma construção epistemológica, metodológica e ontológica pela proposta transdisciplinar que o curso possibilita viver no que diz respeito a multireferrencialidade entre os níveis de realidade, a projeção do terceiro incluído e o pensamento complexo. A partir desta vivência os alunos notoriamente nos trazem suas perspectivas e possíveis olhares ao considerar suas práticas no fazer docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-06 2022-02-14T13:51:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Regina Célia Alves da. Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo. 2017. 134 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/946 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Regina Célia Alves da. Compreensão de uma prática pedagógica trandisciplinar : reflexões com base em cenário formativo. 2017. 134 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093992867954688 |