ENCONTRO COM SABERES DE FÍSICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE UTILIZANDO A DANÇA COMO ARTEFATO CULTURAL
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4377 |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada “Atualização de saberes de Física em uma atividade usando a dança como artefato cultural” teve como objetivo analisar como ocorre o processo de aprendizagem de saberes de Mecânica Geral, abordados na 1ª Série do Ensino Médio, usando como artefato cultural a dança e, como objetivo específico, verificar se uma atividade desse gênero pode atualizar a percepção dos alunos em relação à Física e também à dança. O estudo investigativo, desenvolvido no âmbito do materialismo histórico e dialético, utiliza a Teoria da Objetivação (TO) como aporte teórico e metodológico. A TO é uma teoria educacional voltada à sala de aula, que propõe a realização de atividade de ensino e aprendizagem (AEA) na forma de labor conjunto dos alunos e o professor, visando uma aprendizagem que abarca simultaneamente processos de objetivação (atualizações de saberes) e subjetivação (transformação do ser/alunos). A pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto “Física e Dança”, do qual participaram 13 alunos de Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, matriculados na 1ª Série do Ensino Médio Integrado. O projeto foi realizado em nove encontros mediados pela AEA, com 2 horas de duração cada um. Os dados foram levantados por meio de entrevista sociocultural, dois testes diagnósticos para levantamento dos saberes dos alunos, a observação dos fatos nas interações durante todos os encontros, além de uma entrevista individual para levantar as percepções dos alunos participantes do projeto. Para análise dos processos de atualização foram utilizados dados do sétimo e oitavo encontros, relativos à elaboração de um roteiro de dança pelos alunos, em pequenos grupos, por meio de episódios relevantes extraídos das interações ocorridas no labor conjunto, valorizando elementos semióticos em seus discursos orais e escritos, como gestos, entonações de voz, postura corporal, assim como os movimentos de dança realizados pelos alunos. Recorreu-se também – para a análise gestual e para a identificação da polissemia e a multimodalidade relacionados aos saberes científicos –, às ideias bakhtinianas, buscando melhor entender os discursos orais e escritos dos alunos em sala de aula, além de algumas propriedades da Teoria da Ação Mediada (TAM) como instrumento para analisar as subjetividades dos alunos em relação à dança. Como resultado quanto ao processo de objetivação, os alunos expressaram seus saberes por meio de falas, gestos, movimentos corporais e expressões faciais, ou seja, diversos recursos semióticos. Observa-se, entretanto, a ocorrência de polissemia em relação ao uso das terminologias da Física, tais como os significados atribuídos aos saberes velocidade e colisão e à caracterização vetorial dos saberes abordados no roteiro. Quanto ao processo de subjetivação ocorreram mudanças na percepção dos alunos em relação à Física e à dança, ao afirmarem que passaram a sentir menos medo, fortaleceram amizades, sentiram-se acolhidos e inseridos em atividades que envolveram todos os alunos, e passaram a ver a dança para além de movimentos ou algo puramente artístico, reconhecendo as possibilidades existentes entre a Física e a dança para a sala de aula. A investigação da aprendizagem ocorrida nas atividades evidenciou que o processo de atualização de saberes em sala de aula se dá em meio e, simultaneamente, a aspectos e elementos das subjetividades humanas. Os alunos sentiram a diferença fundamental da proposta de ensino e aprendizagem na perspectiva da TO em relação ao ensino tradicional. |
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2022-02-23T15:39:23Z2020-11-162020-09-28https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4377Esta pesquisa intitulada “Atualização de saberes de Física em uma atividade usando a dança como artefato cultural” teve como objetivo analisar como ocorre o processo de aprendizagem de saberes de Mecânica Geral, abordados na 1ª Série do Ensino Médio, usando como artefato cultural a dança e, como objetivo específico, verificar se uma atividade desse gênero pode atualizar a percepção dos alunos em relação à Física e também à dança. O estudo investigativo, desenvolvido no âmbito do materialismo histórico e dialético, utiliza a Teoria da Objetivação (TO) como aporte teórico e metodológico. A TO é uma teoria educacional voltada à sala de aula, que propõe a realização de atividade de ensino e aprendizagem (AEA) na forma de labor conjunto dos alunos e o professor, visando uma aprendizagem que abarca simultaneamente processos de objetivação (atualizações de saberes) e subjetivação (transformação do ser/alunos). A pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto “Física e Dança”, do qual participaram 13 alunos de Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, matriculados na 1ª Série do Ensino Médio Integrado. O projeto foi realizado em nove encontros mediados pela AEA, com 2 horas de duração cada um. Os dados foram levantados por meio de entrevista sociocultural, dois testes diagnósticos para levantamento dos saberes dos alunos, a observação dos fatos nas interações durante todos os encontros, além de uma entrevista individual para levantar as percepções dos alunos participantes do projeto. Para análise dos processos de atualização foram utilizados dados do sétimo e oitavo encontros, relativos à elaboração de um roteiro de dança pelos alunos, em pequenos grupos, por meio de episódios relevantes extraídos das interações ocorridas no labor conjunto, valorizando elementos semióticos em seus discursos orais e escritos, como gestos, entonações de voz, postura corporal, assim como os movimentos de dança realizados pelos alunos. Recorreu-se também – para a análise gestual e para a identificação da polissemia e a multimodalidade relacionados aos saberes científicos –, às ideias bakhtinianas, buscando melhor entender os discursos orais e escritos dos alunos em sala de aula, além de algumas propriedades da Teoria da Ação Mediada (TAM) como instrumento para analisar as subjetividades dos alunos em relação à dança. Como resultado quanto ao processo de objetivação, os alunos expressaram seus saberes por meio de falas, gestos, movimentos corporais e expressões faciais, ou seja, diversos recursos semióticos. Observa-se, entretanto, a ocorrência de polissemia em relação ao uso das terminologias da Física, tais como os significados atribuídos aos saberes velocidade e colisão e à caracterização vetorial dos saberes abordados no roteiro. Quanto ao processo de subjetivação ocorreram mudanças na percepção dos alunos em relação à Física e à dança, ao afirmarem que passaram a sentir menos medo, fortaleceram amizades, sentiram-se acolhidos e inseridos em atividades que envolveram todos os alunos, e passaram a ver a dança para além de movimentos ou algo puramente artístico, reconhecendo as possibilidades existentes entre a Física e a dança para a sala de aula. A investigação da aprendizagem ocorrida nas atividades evidenciou que o processo de atualização de saberes em sala de aula se dá em meio e, simultaneamente, a aspectos e elementos das subjetividades humanas. Os alunos sentiram a diferença fundamental da proposta de ensino e aprendizagem na perspectiva da TO em relação ao ensino tradicional.This research entitled “Updating Physics knowledge in an activity using dance as a cultural artifact” aimed to analyze how the learning process of General Mechanics knowledge occurs, enrolled in the 1st Series of High School, using dance as a cultural artifact, and as a specific objective, to verify if an activity using dance, as a cultural artifact, can update students' perception in relation to Physics and also to dance. The investigative study, developed within the scope of historical and dialectical materialism, uses the Objectification Theory (TO) as a theoretical and methodological contribution. TO is a classroom-oriented educational theory that proposes teaching and learning activities (AEA) in the form of joint work between students and the teacher, aiming at learning that simultaneously encompasses objectification processes (updates of knowledge) and subjectivity (transformation of being / students). The research was developed from the project “Physics and dance”, in which 13 volunteer students from a Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Campo Grande campus, enrolled in the 1st Series of Integrated High School. The project was carried out in nine meetings mediated by the teaching and learning activity (AEA), each one lasting 2 hours. The data were collected through a sociocultural interview, two diagnostic tests to survey the students' knowledge and data from interactions during all meetings and an individual interview to survey the perceptions of the students participating in the project. To analyze the updating processes, data from the seventh and eighth meetings were used, relating to the preparation of a dance script by students, in small groups, through relevant episodes extracted from the interactions that took place in the joint work, valuing semiotic elements in their oral speeches. and writings, such as gestures, voice intonations, body posture, as well as dance movements performed by students. We also resorted to gestural analysis and to the identification of polysemy and multimodality related to scientific knowledge, bakhtinian ideas were used, seeking to better understand students' oral and written speeches in the classroom, in addition to some properties of the Theory of Mediated Action, as an instrument to analyze students' subjectivities in relation to dance. As a result, regarding the objectification process, students expressed their knowledge through speeches, gestures, body movements and facial expressions, that is, through various semiotic resources. However, polysemy is observed in relation to the use of terminology in Physics, such as the meanings attributed to the knowledge of speed and collision, for example and also, the vector characterization of the knowledge covered in the script. As for the subjectivation process, there were changes in the students' perception of Physics and dance, when they stated that they started to feel less fear, strengthened friendships, felt welcomed and inserted in an activity in which they could elaborate something in which everyone was really involved. and started to see dance beyond movements or something purely artistic, recognizing the possibilities that exist between physics and dance for the classroom. The investigation of the learning that took place in the activity showed that the process of updating knowledge in the classroom, occurs intermingled and simultaneously to aspects and elements of human subjectivities. The students felt the fundamental difference between a teaching and learning proposal from the perspective of OT in relation to traditional teaching.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoFísica e Dança. Ensino de Física. Mecânica Geral. Teoria da Objetivação. Ciência e Arte.Physics and Dance. Physics teaching. General mechanics. Objectification Theory. Science and ArtENCONTRO COM SABERES DE FÍSICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE UTILIZANDO A DANÇA COMO ARTEFATO CULTURALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGOBARA, SHIRLEY TAKECOhttps://orcid.org/0000-0002-0336-8199http://lattes.cnpq.br/8915979671559379http://lattes.cnpq.br/8467478798679741SILVA, Ronaldo Conceição dareponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILRONALDO CONCEIÇÃO.pdf.jpgRONALDO CONCEIÇÃO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1604https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4377/5/RONALDO%20CONCEI%c3%87%c3%83O.pdf.jpg1555e1e43e53d678083c42e6202cfea8MD55TEXTRONALDO CONCEIÇÃO.pdf.txtRONALDO CONCEIÇÃO.pdf.txtExtracted texttext/plain405654https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4377/4/RONALDO%20CONCEI%c3%87%c3%83O.pdf.txtff8e1be3cccc700f8ff443787c44419bMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4377/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4377/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALRONALDO CONCEIÇÃO.pdfRONALDO CONCEIÇÃO.pdfapplication/pdf7759659https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4377/1/RONALDO%20CONCEI%c3%87%c3%83O.pdf657ee0d5254681714df7a20116912fb0MD51123456789/43772022-02-24 03:01:56.268oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-02-24T07:01:56Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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ENCONTRO COM SABERES DE FÍSICA POR MEIO DE UMA ATIVIDADE UTILIZANDO A DANÇA COMO ARTEFATO CULTURAL SILVA, Ronaldo Conceição da Educação Física e Dança. Ensino de Física. Mecânica Geral. Teoria da Objetivação. Ciência e Arte. Physics and Dance. Physics teaching. General mechanics. Objectification Theory. Science and Art |
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