EDUCAÇÃO, CULTURA E HABITUS FRONTEIRIÇO NA MEMORIALÍSTICA DE HÉLIO SEREJO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alice Felisberto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4360
Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa Escola, Cultura e Disciplinas Escolares. Nela, busca-se compreender a constituição de um habitus fronteiriço a partir da análise dos registros de Hélio Serejo, o “memorialista da fronteira”. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender a constituição de um habitus fronteiriço nas práticas sociais, culturais, educativas e religiosas dos grupos sociais que viviam na fronteira no período retratado pelo memorialista Hélio Serejo – final do século XIX e início do século XX. Para tanto, estabelecem-se como objetivos específicos: 1) Extrair das obras de Hélio Serejo elementos que revelem o processo educativo e as práticas sociais, culturais, educativas e religiosas do ser (homem/mulher) fronteiriço; 2) Caracterizar o modo de vida desses agentes configurando-os como um grupo social com suas singularidades; e 3) Analisar se a singularidade do modo de vida desses grupos constitui um habitus de grupo, próprio da fronteira Brasil-Paraguai retratadas na obra de Hélio Serejo. O percurso metodológico consiste numa revisão bibliográfica e na análise de conteúdo das obras do referido memorialista. A perspectiva teórica adotada é a Teoria da Prática, desenvolvida por Pierre Bourdieu. Foi possível extrair dos registros de Serejo elementos que revelam que as práticas sociais na fronteira naquele momento histórico constituíram um modo de ser e estar singular, a partir das intensas trocas culturais ali desenvolvidas. Observa-se que são necessários mais estudos sobre outros contextos de fronteira de modo a elucidar como se manifesta esse habitus fronteiriço, em diferentes lugares e momentos históricos.
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Para tanto, estabelecem-se como objetivos específicos: 1) Extrair das obras de Hélio Serejo elementos que revelem o processo educativo e as práticas sociais, culturais, educativas e religiosas do ser (homem/mulher) fronteiriço; 2) Caracterizar o modo de vida desses agentes configurando-os como um grupo social com suas singularidades; e 3) Analisar se a singularidade do modo de vida desses grupos constitui um habitus de grupo, próprio da fronteira Brasil-Paraguai retratadas na obra de Hélio Serejo. O percurso metodológico consiste numa revisão bibliográfica e na análise de conteúdo das obras do referido memorialista. A perspectiva teórica adotada é a Teoria da Prática, desenvolvida por Pierre Bourdieu. Foi possível extrair dos registros de Serejo elementos que revelam que as práticas sociais na fronteira naquele momento histórico constituíram um modo de ser e estar singular, a partir das intensas trocas culturais ali desenvolvidas. Observa-se que são necessários mais estudos sobre outros contextos de fronteira de modo a elucidar como se manifesta esse habitus fronteiriço, em diferentes lugares e momentos históricos.This research is linked to the Postgraduate Program in Education, Faculty of Education, Federal University of Mato Grosso do Sul, in the research line “School, Cultura and School Subjects. It seeks to understand the constitution of a frontier habitus. For this, an analysis of the memoirist Hélio Serejo’s work was made. The general objective of the research is to understand the constitution of a "frontier habitus" in the social, cultural, educational and religious practices, of the social groups that lived in the border in the period portrayed by the memorialist Hélio Serejo – late nineteenth and early twentieth century. To this end, the following specific objectives are established: 1) To extract from the Hélio Serejo’s work elements that reveal the educational process and the social, cultural, educational and religious practices of the frontier being (man / woman); 2) To characterize the way of life of these agents by configuring them as a social group with its singularities; and 3) To analyze if the singularity of the way of life of these groups constitutes a habitus of group, own of the BrazilParaguay border portrayed in the work of Hélio Serejo. The methodological course consists of a bibliographical review and the content analysis of the works of the memorialist. The theoretical perspective adopted is the theory of practice, developed by Pierre Bourdieu. It was possible to extract from the records of Serejo elements that reveal that the social practices at the frontier at that historical moment constituted a singular way of being, in the intense cultural exchanges developed there. It is observed that more studies are needed about other border contexts in order to elucidate how the border habitus manifests in these places, in different historical moments.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoBourdieu. fronteira. memória. habitus fronteiriçoBourdieu. border. memory. border habitus.EDUCAÇÃO, CULTURA E HABITUS FRONTEIRIÇO NA MEMORIALÍSTICA DE HÉLIO SEREJOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisASSIS, JACIRA HELENA DO VALLE PEREIRAhttp://lattes.cnpq.br/7174344701638609http://lattes.cnpq.br/3835362447459421SILVA, Alice Felisbertoreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILALICE FELISBERTO.pdf.jpgALICE FELISBERTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4360/5/ALICE%20FELISBERTO.pdf.jpg6d567f40b480f0d3a814181711030692MD55TEXTALICE FELISBERTO.pdf.txtALICE FELISBERTO.pdf.txtExtracted texttext/plain539149https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4360/4/ALICE%20FELISBERTO.pdf.txt424e7829b3002501dbe227c735e31c6eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4360/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4360/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALALICE FELISBERTO.pdfALICE FELISBERTO.pdfapplication/pdf3304511https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4360/1/ALICE%20FELISBERTO.pdfc87a7e54a177b6ae622c15ae3afe5731MD51123456789/43602022-02-22 03:01:45.534oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-02-22T07:01:45Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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