O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523 |
Resumo: | Este estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFMT-1_13f310fa84045ceef0921c1ee832e615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2523 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMTCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPrograma de Residência PedagógicaSalas de ArticulaçãoCurso de Letras/CUA/UFMTEste estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Pereira, Ana Carolina Moreira da Silva8091591653740705http://lattes.cnpq.br/8091591653740705Melo , Karla Daniela de Almeida0818806745155637http://lattes.cnpq.br/0818806745155637Gonçalves, Elias do Carmo2022-09-20T11:33:41Z2022-08-252022-09-20T11:33:41Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetGONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-27T07:00:57Zoai:localhost:1/2523Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-27T07:00:57falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-27T07:00:57Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
spellingShingle |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT Gonçalves, Elias do Carmo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Salas de Articulação Curso de Letras/CUA/UFMT |
title_short |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_full |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_fullStr |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_full_unstemmed |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
title_sort |
O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
author |
Gonçalves, Elias do Carmo |
author_facet |
Gonçalves, Elias do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Silva, Maria Claudino da 4517268331597931 http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Pereira, Ana Carolina Moreira da Silva 8091591653740705 http://lattes.cnpq.br/8091591653740705 Melo , Karla Daniela de Almeida 0818806745155637 http://lattes.cnpq.br/0818806745155637 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Elias do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Salas de Articulação Curso de Letras/CUA/UFMT |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Salas de Articulação Curso de Letras/CUA/UFMT |
description |
Este estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20T11:33:41Z 2022-08-25 2022-09-20T11:33:41Z 2022-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012963271901184 |