O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Elias do Carmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523
Resumo: Este estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem.
id UFMT-1_13f310fa84045ceef0921c1ee832e615
oai_identifier_str oai:localhost:1/2523
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMTCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPrograma de Residência PedagógicaSalas de ArticulaçãoCurso de Letras/CUA/UFMTEste estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Pereira, Ana Carolina Moreira da Silva8091591653740705http://lattes.cnpq.br/8091591653740705Melo , Karla Daniela de Almeida0818806745155637http://lattes.cnpq.br/0818806745155637Gonçalves, Elias do Carmo2022-09-20T11:33:41Z2022-08-252022-09-20T11:33:41Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetGONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-27T07:00:57Zoai:localhost:1/2523Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-27T07:00:57falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-27T07:00:57Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
spellingShingle O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
Gonçalves, Elias do Carmo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Salas de Articulação
Curso de Letras/CUA/UFMT
title_short O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_full O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_fullStr O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_full_unstemmed O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
title_sort O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT
author Gonçalves, Elias do Carmo
author_facet Gonçalves, Elias do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Pereira, Ana Carolina Moreira da Silva
8091591653740705
http://lattes.cnpq.br/8091591653740705
Melo , Karla Daniela de Almeida
0818806745155637
http://lattes.cnpq.br/0818806745155637
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Elias do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Salas de Articulação
Curso de Letras/CUA/UFMT
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Salas de Articulação
Curso de Letras/CUA/UFMT
description Este estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20T11:33:41Z
2022-08-25
2022-09-20T11:33:41Z
2022-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523
identifier_str_mv GONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012963271901184