O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alline Moreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519
Resumo: O presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula.
id UFMT-1_2d9d08cb1d2a88f2ae9489b628a57b54
oai_identifier_str oai:localhost:1/2519
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMTCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPrograma de Residência PedagógicaFormação InicialCurso de LetrasO presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Sena , Danielle Gonçalves3048400480903678http://lattes.cnpq.br/3048400480903678Oliveira, Alline Moreira de2022-09-20T11:30:57Z2022-07-202022-09-20T11:30:57Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetOLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-10-05T07:00:43Zoai:localhost:1/2519Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-10-05T07:00:43falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-10-05T07:00:43Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
title O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
spellingShingle O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
Oliveira, Alline Moreira de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Formação Inicial
Curso de Letras
title_short O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
title_full O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
title_fullStr O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
title_full_unstemmed O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
title_sort O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT
author Oliveira, Alline Moreira de
author_facet Oliveira, Alline Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Mancini, Anna Maria Penalva
5462156680054398
http://lattes.cnpq.br/5462156680054398
Sena , Danielle Gonçalves
3048400480903678
http://lattes.cnpq.br/3048400480903678
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alline Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Formação Inicial
Curso de Letras
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Formação Inicial
Curso de Letras
description O presente estudo objetiva-se expor as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) para a formação inicial docente, pensando no contexto do curso de Letras do CUA/UFMT. Para a elaboração desta monografia, foram realizados estudos em diversos autores e documentos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Também, foi feita uma entrevista com acadêmicos do Curso de Letras/CUA/UFMT, participantes da Residência Pedagógica. Considerando os estudos propostos por Apolinário (2006, p.70), a metodologia desta pesquisa foi configurada, observando-se as seguintes dimensões: a) Finalidade: a pesquisa foi básica, visto que o estudo objetiva entrevistas que leva em consideração a própria experiência do licenciando residentes; b) Tipo/profundidade: trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) Estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de estudos em autores variados, documentos do PRP e entrevistas com respostas coletadas via Google Forms; d) Natureza: trata-se de uma pesquisa qualitativa. Visando a fundamentação teórica, foram utilizados os seguintes autores: Gadotti (2011), Pimenta (1997), Vasconcelos (2000), Apolinário (2006) e Tardif (2002). Os estudos realizados e os resultados coletados por meio das entrevistas apontam que o PRP é um programa que fortalece a formação inicial, proporcionando um contato mais efetivo e duradouro dos acadêmicos com o contexto da sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20T11:30:57Z
2022-07-20
2022-09-20T11:30:57Z
2022-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alline Moreira de. O Programa de Residência Pedagógica e as suas contribuições para a formação inicial de estudantes de Letras – a visão de residentes do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658255217033216