O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335 |
Resumo: | Este estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT. |
id |
UFMT-1_0ca57822c6c17cc365785206d2a4f287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2335 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPrograma de Residência PedagógicaCurso de Letras CUA/UFMTRelato de ExperiênciaEste estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino dahttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino dahttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalvahttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398Lima, Weides Conceição de OliveiraVillela, Merielle Marinho2022-06-06T23:59:38Z2022-03-232022-06-06T23:59:38Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetVILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-06-07T07:03:39Zoai:localhost:1/2335Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-06-07T07:03:39falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-06-07T07:03:39Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
title |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
spellingShingle |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência Villela, Merielle Marinho CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Curso de Letras CUA/UFMT Relato de Experiência |
title_short |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
title_full |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
title_fullStr |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
title_sort |
O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência |
author |
Villela, Merielle Marinho |
author_facet |
Villela, Merielle Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Claudino da http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Silva, Maria Claudino da http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 Mancini, Anna Maria Penalva http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 Lima, Weides Conceição de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villela, Merielle Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Curso de Letras CUA/UFMT Relato de Experiência |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Programa de Residência Pedagógica Curso de Letras CUA/UFMT Relato de Experiência |
description |
Este estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06T23:59:38Z 2022-03-23 2022-06-06T23:59:38Z 2022-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335 |
identifier_str_mv |
VILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Letras - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012961187332096 |