O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villela, Merielle Marinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335
Resumo: Este estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT.
id UFMT-1_0ca57822c6c17cc365785206d2a4f287
oai_identifier_str oai:localhost:1/2335
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiênciaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPrograma de Residência PedagógicaCurso de Letras CUA/UFMTRelato de ExperiênciaEste estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino dahttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino dahttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalvahttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398Lima, Weides Conceição de OliveiraVillela, Merielle Marinho2022-06-06T23:59:38Z2022-03-232022-06-06T23:59:38Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetVILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-06-07T07:03:39Zoai:localhost:1/2335Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-06-07T07:03:39falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-06-07T07:03:39Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
title O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
spellingShingle O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
Villela, Merielle Marinho
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Curso de Letras CUA/UFMT
Relato de Experiência
title_short O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
title_full O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
title_fullStr O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
title_full_unstemmed O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
title_sort O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência
author Villela, Merielle Marinho
author_facet Villela, Merielle Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Mancini, Anna Maria Penalva
http://lattes.cnpq.br/5462156680054398
Lima, Weides Conceição de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Villela, Merielle Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Curso de Letras CUA/UFMT
Relato de Experiência
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Programa de Residência Pedagógica
Curso de Letras CUA/UFMT
Relato de Experiência
description Este estudo objetiva realizar algumas reflexões sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), considerando a sua importância dentro da formação inicial docente e apresentar um relato de experiência, como Acadêmica Residente, participante do PRP de Letras do Campus Universitário do Araguaia – UFMT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo; c) quanto à estratégia: origem dos dados, foi feita uma pesquisa documental; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi norteada por autores como: Mendes e Baccon (2015), Flores (2010), Gatti (2000), Freitas e Freitas (2010) e Appolinário (2006), além dos Editais da CAPES, relativos ao PRP e à BNCC (2017). O trabalho está estruturado em três capítulos que se organizam da seguinte forma: No Capítulo I, faz-se uma abordagem sobre o que é o Programa de Residência Pedagógica, seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. No Capítulo II, são feitas algumas reflexões sobre o que é ser professor, o início da carreira docente, a formação inicial, proporcionada pela Graduação/Licenciatura e sobre a formação continuada. No Capítulo III, apresenta-se o Relato de Experiências como Residente do PRP/Letras/CUA 2020-2022, que é o fruto da vivência como Aluna Residente, em uma Escola Pública de Educação Básica, sob a orientação de uma Professora Preceptora da escola e da Docente Orientadora do PRP/Letras/CUA/UFMT.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06T23:59:38Z
2022-03-23
2022-06-06T23:59:38Z
2022-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335
identifier_str_mv VILLELA, Merielle Marinho. O Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras/CUA/UFMT – a vivência de uma acadêmica-residente por meio de um relato de experiência. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012961187332096