O estágio curricular supervisionado e a residência pedagógica na formação inicial de estudantes de Letras – estudo realizado no Campus Universitário do Araguaia/UFMT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2529 |
Resumo: | Este estudo tem como tema o Estágio Curricular Supervisionado e a Residência Pedagógica na Formação Inicial de Estudantes de Letras – Estudo Realizado no Campus Universitário do Araguaia/UFMT, tendo em vista a sua relevância no que se refere à formação inicial docente, sobretudo na constituição da identidade profissional do professor/educador. O principal objetivo desta pesquisa trata-se em refletir e compreender, de uma maneira geral, como o ECS e o PRP, de acordo com a perspectiva dos Residentes, contribuem para a formação inicial docente no Curso de Letras do CUA/UFMT. A pesquisa, no que diz respeito aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área de Formação de Professores; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, uma vez que visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados trata-se de uma pesquisa documental, empregando dados provenientes de caráter bibliográfico da pesquisa e pesquisa de campo com coleta de dados por meio de questionário; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. No que concerne aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram coletadas concepções dos Residentes da Residência Pedagógica, do Curso de Letras do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT, por meio de um formulário realizado via Google Forms, no ano de 2022. A pesquisa foi norteada pela Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB – Lei n. 9394/96), além de importantes autores como: Nóvoa (1991), Vygotsky (1995), Libâneo (1998), Freire (2003), Appolinário (2006), Grancho (2007), Passerini (2007), Farias (2009), Pimenta e Lima (2012), dentre outros nomes, além da BNCC (2017) e dos Editais da CAPES, relativos ao PRP. O trabalho foi desenvolvido e estruturado em três capítulos, os quais se dividem da seguinte forma: No Capítulo I, são feitas importantes reflexões sobre a Profissão Docente, assim como, o ser Professor, a Formação da Identidade Docente, e sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Já no Capítulo II, faz-se uma abordagem geral sobre a Organização Didático-Pedagógica do curso de Letras do ICHS/CUA/UFMT, bem como, como são desenvolvidas as atividades do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Licenciatura em Letras e seus aspectos gerais e pedagógicos, que estão embasados no edital nº 1/2020 implementado pela CAPES e pela Resolução 259/GAB/2019. Por fim, no Capítulo III, apresentam-se os resultados e discussões colhidos por meio das entrevistas realizadas com os Residentes sobre o PRP/Letras/CUA 2020-2022 . |
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