A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Eduardo da Silva Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446
Resumo: Through Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals.
id UFMT-1_9fc2ccd41004824b3aeeff095a4b840b
oai_identifier_str oai:localhost:1/2446
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentesCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaTimidezEmoçõesPhysical educationShynessEmotionsThrough Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals.Através da Educação Física, é possível que o indivíduo aprenda, se divirta e se desenvolva, utilizando os esportes, brincadeiras, etc., como facilitadores desse processo. Ela também proporciona ao indivíduo que amplie sua visão e o pensar do mundo, ajudando a formar e capacitar futuros cidadãos, além de auxiliar no combate a doenças psicológicas, como: ansiedade, depressão, etc. Assim, através da releitura de livros e artigos sobre a definição das emoções, especificamente a timidez, este projeto buscou identificar as diversas maneiras em que a Educação Física poderia intervir para melhorar o processo de aprendizagem de crianças e jovens tímidos dentro do ambiente escolar, buscando alternativas de inclusão dos indivíduos tímidos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaEducação Física - CUASouza, Warley Carlos de5082809234439322http://lattes.cnpq.br/5082809234439322Souza, Warley Carlos de5082809234439322http://lattes.cnpq.br/5082809234439322Magalhães Neto, Anibal Monteiro de5023174064373373http://lattes.cnpq.br/5023174064373373Silva, Carolina Solon da5927032326118933http://lattes.cnpq.br/5927032326118933Miranda, Eduardo da Silva Gomes2022-08-30T16:00:33Z2022-07-152022-08-30T16:00:33Z2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/datasetMIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-05T07:03:05Zoai:localhost:1/2446Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-05T07:03:05falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-05T07:03:05Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
title A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
spellingShingle A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
Miranda, Eduardo da Silva Gomes
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Timidez
Emoções
Physical education
Shyness
Emotions
title_short A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
title_full A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
title_fullStr A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
title_full_unstemmed A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
title_sort A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
author Miranda, Eduardo da Silva Gomes
author_facet Miranda, Eduardo da Silva Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Warley Carlos de
5082809234439322
http://lattes.cnpq.br/5082809234439322
Souza, Warley Carlos de
5082809234439322
http://lattes.cnpq.br/5082809234439322
Magalhães Neto, Anibal Monteiro de
5023174064373373
http://lattes.cnpq.br/5023174064373373
Silva, Carolina Solon da
5927032326118933
http://lattes.cnpq.br/5927032326118933
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Eduardo da Silva Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Timidez
Emoções
Physical education
Shyness
Emotions
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação física
Timidez
Emoções
Physical education
Shyness
Emotions
description Through Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30T16:00:33Z
2022-07-15
2022-08-30T16:00:33Z
2022-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/dataset
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446
identifier_str_mv MIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Educação Física - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Educação Física - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658255042969600