A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446 |
Resumo: | Through Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals. |
id |
UFMT-1_9fc2ccd41004824b3aeeff095a4b840b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2446 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentesCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaTimidezEmoçõesPhysical educationShynessEmotionsThrough Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals.Através da Educação Física, é possível que o indivíduo aprenda, se divirta e se desenvolva, utilizando os esportes, brincadeiras, etc., como facilitadores desse processo. Ela também proporciona ao indivíduo que amplie sua visão e o pensar do mundo, ajudando a formar e capacitar futuros cidadãos, além de auxiliar no combate a doenças psicológicas, como: ansiedade, depressão, etc. Assim, através da releitura de livros e artigos sobre a definição das emoções, especificamente a timidez, este projeto buscou identificar as diversas maneiras em que a Educação Física poderia intervir para melhorar o processo de aprendizagem de crianças e jovens tímidos dentro do ambiente escolar, buscando alternativas de inclusão dos indivíduos tímidos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaEducação Física - CUASouza, Warley Carlos de5082809234439322http://lattes.cnpq.br/5082809234439322Souza, Warley Carlos de5082809234439322http://lattes.cnpq.br/5082809234439322Magalhães Neto, Anibal Monteiro de5023174064373373http://lattes.cnpq.br/5023174064373373Silva, Carolina Solon da5927032326118933http://lattes.cnpq.br/5927032326118933Miranda, Eduardo da Silva Gomes2022-08-30T16:00:33Z2022-07-152022-08-30T16:00:33Z2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/datasetMIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-09-05T07:03:05Zoai:localhost:1/2446Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-09-05T07:03:05falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-09-05T07:03:05Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
title |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
spellingShingle |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes Miranda, Eduardo da Silva Gomes CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Timidez Emoções Physical education Shyness Emotions |
title_short |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
title_full |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
title_fullStr |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
title_sort |
A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes |
author |
Miranda, Eduardo da Silva Gomes |
author_facet |
Miranda, Eduardo da Silva Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Warley Carlos de 5082809234439322 http://lattes.cnpq.br/5082809234439322 Souza, Warley Carlos de 5082809234439322 http://lattes.cnpq.br/5082809234439322 Magalhães Neto, Anibal Monteiro de 5023174064373373 http://lattes.cnpq.br/5023174064373373 Silva, Carolina Solon da 5927032326118933 http://lattes.cnpq.br/5927032326118933 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Eduardo da Silva Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Timidez Emoções Physical education Shyness Emotions |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Timidez Emoções Physical education Shyness Emotions |
description |
Through Physical Education, it is possible for the individual to learn, have fun and develop, using sports, games, etc., as facilitators of this process. It also provides the individual to broaden their vision and thinking about the world, helping to form and empower future citizens, as well as helping to combat psychological diseases, such as anxiety, depression, etc. Thus, through the rereading of books and articles on the definition of emotions, specifically shyness, this project sought to identify the different ways in which Physical Education could intervene to improve the learning process of shy children and young people within the school environment, seeking to alternatives for the inclusion of shy individuals. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30T16:00:33Z 2022-07-15 2022-08-30T16:00:33Z 2022-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Eduardo da Silva Gomes. A educação física como fator influenciador para controle da timidez em crianças e adolescentes. 2022. 55 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Educação Física - CUA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Educação Física - CUA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012962393194496 |