O diabo veste Balenciaga? Análise do caso de erotização infantil nas peças da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Bruno Marins Troui do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3531
Resumo: O presente artigo apresentará análise de duas peças criadas para a linha de objetos “gift shop” da marca de luxo Balenciaga, que usou crianças em uma forma “sugestiva” ao lado de objetos fetichistas. Para a análise das imagens serão mobilizadas as contribuições de Roland Barthes, sob a perspectiva da linguagem denotativa e conotativa presente em qualquer texto midiático. O estudo nos permitiu a identificar o potencial comunicativo do anúncio em questão no estímulo à perpetuação de corpos infantis de forma erotizada e sexualizada em campanhas publicitárias, evidenciando a necessidade de fomentar uma reflexão crítica sobre como as imagens disseminadas pela publicidade podem reforçar ideias distorcidas e problemáticas em relação à hipersexulaização de crianças.
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