O diabo veste Balenciaga? Análise do caso de erotização infantil nas peças da marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3531 |
Resumo: | O presente artigo apresentará análise de duas peças criadas para a linha de objetos “gift shop” da marca de luxo Balenciaga, que usou crianças em uma forma “sugestiva” ao lado de objetos fetichistas. Para a análise das imagens serão mobilizadas as contribuições de Roland Barthes, sob a perspectiva da linguagem denotativa e conotativa presente em qualquer texto midiático. O estudo nos permitiu a identificar o potencial comunicativo do anúncio em questão no estímulo à perpetuação de corpos infantis de forma erotizada e sexualizada em campanhas publicitárias, evidenciando a necessidade de fomentar uma reflexão crítica sobre como as imagens disseminadas pela publicidade podem reforçar ideias distorcidas e problemáticas em relação à hipersexulaização de crianças. |
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O diabo veste Balenciaga? Análise do caso de erotização infantil nas peças da marcaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDABalenciagaErotização infantilPublicidadeSemiótica da imagemO presente artigo apresentará análise de duas peças criadas para a linha de objetos “gift shop” da marca de luxo Balenciaga, que usou crianças em uma forma “sugestiva” ao lado de objetos fetichistas. Para a análise das imagens serão mobilizadas as contribuições de Roland Barthes, sob a perspectiva da linguagem denotativa e conotativa presente em qualquer texto midiático. O estudo nos permitiu a identificar o potencial comunicativo do anúncio em questão no estímulo à perpetuação de corpos infantis de forma erotizada e sexualizada em campanhas publicitárias, evidenciando a necessidade de fomentar uma reflexão crítica sobre como as imagens disseminadas pela publicidade podem reforçar ideias distorcidas e problemáticas em relação à hipersexulaização de crianças.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáPublicidade e Propaganda - CUCCraveiro, Pâmela Saunders Uchôahttp://lattes.cnpq.br/8322409575535156Craveiro, Pâmela Saunders Uchôahttp://lattes.cnpq.br/8322409575535156Prado, Bruno Marins Troui do2023-10-24T17:58:27Z2023-06-062023-10-24T17:58:27Z2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetPRADO, Bruno Marins Troui do. O diabo veste Balenciaga? Análise do caso de erotização infantil nas peças da marca. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-27T07:24:51Zoai:localhost:1/3531Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-10-27T07:24:51falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-10-27T07:24:51Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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