O manifesto dos professores públicos primários da Corte Imperial e a emergência do associativismo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3037
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o manifesto dos professores públicos primários da corte, escrito em 1871, e suas relações com o associativismo docente e o processo de profissionalização do magistério. A análise do manifesto fornece possibilidades para pensar as condições de surgimento do movimento de professores, suas formas de organização, reivindicação e atuação. Utiliza-se como fonte para este trabalho o manifesto dos professores públicos primários da Corte, a legislação do período, com destaque para os relatórios do ministro dos negócios do Império e outros escritos de professores, como abaixo-assinados e jornais pedagógicos. Palavras-chave: Manifestos. Educação no Período Imperial. Profissionalização Docente. Escolas Primárias.
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