O processo de produção da profissão docente: profissionalização, prática pedagógica e associativismo dos professores púbicos primários em Minas Gerais (1871 - 1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliana de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NEGDD
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar o processo de profissionalização da docência em Minas Gerais no período compreendido entre 1871 e 1911. Procurou-se articular a produção da profissão docente com as políticas de governo reorganizadoras da escola primária criadas neste período, os conflitos vivenciados no cotidiano do trabalho e com o movimento de associativismo dos professores públicos primários, instaurado em Minas Gerais nos anos iniciais do período republicano. Para analisar a participação do Estado no processo de profissionalização da docência, houve o estudo das principais legislações do ensino criadas entre 1871 e 1911 e do impacto das reformas na reorganização do trabalho docente e na normatização e funcionamento das escolas primárias de Minas Gerais. Para além das políticas de governo, foram examinados os conflitos nas relações entre professores, governantes, políticos e comunidade local. Ressalte-se que, nesse período, as tensões escolares, causadas principalmente pelas precárias condições de trabalho, culminavam em diversos problemas para professores e gestores do ensino, como o abandono de cadeiras, fechamento de escolas, abertura de processos disciplinares, demissões, entre outros. Em algumas situações os conflitos escolares contribuíram para o surgimento ou agravamento de algumas doenças manifestadas pelos docentes na época, havendo inclusive o diagnóstico de algumas moléstias que tinham relação com doenças de fundo nervoso. Por outro lado, diante das mudanças ocorridas na organização das escolas primárias e das dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o exercício da profissão, os docentes buscaram formas para participar, juntamente com os governantes, do processo de normatização da instrução elementar e do trabalho docente. Assim, nos anos iniciais do período republicano, os professores começam a se organizar em associações profissionais, como a União do Magistério Mineiro, criada em 1906, e o Congresso dos Professores Públicos Primários de Minas Gerais nos anos de 1909, 1910 e 1911. Diferentes fontes documentais foram consultadas nessa pesquisa: legislação, relatórios dos presidentes da Província e do Estado, jornais, dicionários, além da documentação que se encontra no Arquivo Público Mineiro (APM) referente à instrução pública, como relatórios de inspetores, cartas de professores, pedidos de licença e atos de presidentes e secretários do Interior sobre instrução pública. Conclui-se que o processo de profissionalização dos professores públicos primários em Minas Gerais foi constituído nas dinâmicas relacionais, sendo que os professores foram sujeitos do seu próprio fazer-se
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Para analisar a participação do Estado no processo de profissionalização da docência, houve o estudo das principais legislações do ensino criadas entre 1871 e 1911 e do impacto das reformas na reorganização do trabalho docente e na normatização e funcionamento das escolas primárias de Minas Gerais. Para além das políticas de governo, foram examinados os conflitos nas relações entre professores, governantes, políticos e comunidade local. Ressalte-se que, nesse período, as tensões escolares, causadas principalmente pelas precárias condições de trabalho, culminavam em diversos problemas para professores e gestores do ensino, como o abandono de cadeiras, fechamento de escolas, abertura de processos disciplinares, demissões, entre outros. Em algumas situações os conflitos escolares contribuíram para o surgimento ou agravamento de algumas doenças manifestadas pelos docentes na época, havendo inclusive o diagnóstico de algumas moléstias que tinham relação com doenças de fundo nervoso. Por outro lado, diante das mudanças ocorridas na organização das escolas primárias e das dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o exercício da profissão, os docentes buscaram formas para participar, juntamente com os governantes, do processo de normatização da instrução elementar e do trabalho docente. Assim, nos anos iniciais do período republicano, os professores começam a se organizar em associações profissionais, como a União do Magistério Mineiro, criada em 1906, e o Congresso dos Professores Públicos Primários de Minas Gerais nos anos de 1909, 1910 e 1911. Diferentes fontes documentais foram consultadas nessa pesquisa: legislação, relatórios dos presidentes da Província e do Estado, jornais, dicionários, além da documentação que se encontra no Arquivo Público Mineiro (APM) referente à instrução pública, como relatórios de inspetores, cartas de professores, pedidos de licença e atos de presidentes e secretários do Interior sobre instrução pública. Conclui-se que o processo de profissionalização dos professores públicos primários em Minas Gerais foi constituído nas dinâmicas relacionais, sendo que os professores foram sujeitos do seu próprio fazer-seThe objective of the present study is to investigate the process of professionalization of teaching in the State of Minas Gerais, Brazil, in the period from 1871 to 1911. We have sought to articulate the production of teacher profession with the governmental policies reorganized of the primary schools created at that time; the conflicts lived in the daily work and the associationism movement of the public primary teachers, instituted in Minas Gerais, in the early years of the Republican period. In order to analyze States participation in process of teaching professionalization, we have studied the main teaching legislation created between 1871 and 1911 and the impact of the reforms at the reorganization of teaching work and at the normalization and functioning of the primary schools of Minas Gerais. Beyond the governmental policies, we aimed at analyzing the conflicts at the relationships between teacher, rulers, politics, and local community. We must underline at this period, the school tensions, mainly due to the work conditions, culminated in several problems for teachers and school managers, as abandonment of work, closure of schools, opening of disciplinary processes, firing, among others. In some situations, the school conflicts have led to the set up or aggravation of some diseases manifested by teachers at the time, presenting also the diagnosis of some illness related to the nervous. On the other hand, in face of the changes that took place in the organization of primary schools and of the challenges found on the school daily life for exercise of the profession, teachers have sought ways to participate together with the rulers at the normalization process of the primary school and teacher work. Therefore, at the initial years of the Republican period, teacher begun to organize themselves in professional associations as the União do Magistério Mineiro [Union of the Teachers of Minas Gerais] in 1906 and the organization of the Congresso dos Professores Públicos Primários [Congress of the Public Primary Teachers] in 1909, 1910, and 191. Different documental sources were consulted for the present research: legislation, reports from the province and State presidents, newspapers, dictionaries, besides the documentation available at the Arquivo Público Mineiro [Public Archive of Minas Gerais] (APM), related the public instruction such as inspector's reports, teachers' letters, license requests and acts of presidents and interior secretaries on the public instruction. We have concluded that the professionalization process of the public primary teachers in the State of Minas Gerais, Brazil, was constituted in the relational dynamics, being that the teachers were subjects of their own actionsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores Formação HistóriaEducação HistóriaProfissionalização docenteAssociativismo docenteConflitos escolaresO processo de produção da profissão docente: profissionalização, prática pedagógica e associativismo dos professores púbicos primários em Minas Gerais (1871 - 1911)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_elianadeoliveira_educa__o.pdfapplication/pdf1687786https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8NEGDD/1/disserta__o_elianadeoliveira_educa__o.pdfeb77db4df8bc42d51eec58d71639b9beMD51TEXTdisserta__o_elianadeoliveira_educa__o.pdf.txtdisserta__o_elianadeoliveira_educa__o.pdf.txtExtracted texttext/plain391301https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8NEGDD/2/disserta__o_elianadeoliveira_educa__o.pdf.txta7c5a95062338f6f040cab0f533b3fc7MD521843/BUOS-8NEGDD2019-11-14 07:27:58.195oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8NEGDDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:27:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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