Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541 |
Resumo: | Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente. Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos. |
id |
UFMT-3_05781dfd1fca1cdf4bf4a9e7ed8de0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2541 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professoresTrabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos.Sentidos de escola para os professoresEste estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente. Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/254110.29286/rep.v25i58.2541Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 75-942238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541/pdfBEVILAQUA, Caroline FolettoFERREIRA, Liliana SoaresMANCKEL, Maria Cecília Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2541Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
title |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
spellingShingle |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores BEVILAQUA, Caroline Foletto Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos. Sentidos de escola para os professores |
title_short |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
title_full |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
title_fullStr |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
title_full_unstemmed |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
title_sort |
Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores |
author |
BEVILAQUA, Caroline Foletto |
author_facet |
BEVILAQUA, Caroline Foletto FERREIRA, Liliana Soares MANCKEL, Maria Cecília Martins |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Liliana Soares MANCKEL, Maria Cecília Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEVILAQUA, Caroline Foletto FERREIRA, Liliana Soares MANCKEL, Maria Cecília Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos. Sentidos de escola para os professores |
topic |
Trabalho dos professores. Escola Pública. Sentidos. Sentidos de escola para os professores |
description |
Este estudo analisa sentidos de escola nos discursos de professores de uma escola pública. Assim, descrições e interpretações subjetivas das experiências de trabalho e de vida assumem lugar central na análise, tendo como referência a abordagem construcionista da Psicologia Social. Para a produção dos dados, foi aplicada entrevista biográfica. Para a análise dos dados, sistematizaram-se eixos temáticos que revelaram a associação desses sentidos, interligados em rede, vinculando o trabalho à produção de conhecimentos, à socialização com seus estudantes e demais professores, considerando a ascensão social, na medida em que entendem que seu trabalho se reflete socialmente. Palavras-chave: Trabalho dos Professores. Escola Pública. Sentidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541 10.29286/rep.v25i58.2541 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i58.2541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2541/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 75-94 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i58 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215982739456 |