Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925 |
Resumo: | O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas.Palavras-chave: Criança. Brincadeiras.AbstractThe present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions.Keywords: Child. Playing. Learning. |
id |
UFMT-3_225340cea30a93e0fcc5a770bc47b6f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/925 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextosCriança. Brincadeiras.Infância Indígena.O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas.Palavras-chave: Criança. Brincadeiras.AbstractThe present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions.Keywords: Child. Playing. Learning.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/92510.29286/rep.v22i49/2.925Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 421-4362238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925/726ZOIA, AlceuPERIPOLLI, Odimar Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/925Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
title |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
spellingShingle |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos ZOIA, Alceu Criança. Brincadeiras. Infância Indígena. |
title_short |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
title_full |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
title_fullStr |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
title_full_unstemmed |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
title_sort |
Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos |
author |
ZOIA, Alceu |
author_facet |
ZOIA, Alceu PERIPOLLI, Odimar João |
author_role |
author |
author2 |
PERIPOLLI, Odimar João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ZOIA, Alceu PERIPOLLI, Odimar João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança. Brincadeiras. Infância Indígena. |
topic |
Criança. Brincadeiras. Infância Indígena. |
description |
O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas.Palavras-chave: Criança. Brincadeiras.AbstractThe present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions.Keywords: Child. Playing. Learning. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925 10.29286/rep.v22i49/2.925 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i49/2.925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925/726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 421-436 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i49/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215537094656 |