As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC. |
id |
UFMT-3_78e7ed35dcb3fb9566be799af2e5071d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3831 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC.Universidade Federal de Mato Grosso2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/383110.29286/rep.v25i59/2.3831Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 476-5012238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831/2612Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPIMENTEL, Nara2016-06-29T17:16:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3831Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-06-29T17:16:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
title |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
spellingShingle |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização PIMENTEL, Nara Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) |
title_short |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
title_full |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
title_fullStr |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
title_full_unstemmed |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
title_sort |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior: a utopia da inovação pedagógica e da modernização |
author |
PIMENTEL, Nara |
author_facet |
PIMENTEL, Nara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIMENTEL, Nara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) |
description |
Este artigo tem por objetivo apontar para uma argumentação reflexiva sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TIC) no ensino universitário. Fundamenta-se em pesquisa na área e na experiência própria com ações e programas com uso de TIC no ensino universitário. Revela, em meio à unanimidade de que as tecnologias estão em toda a parte e acessíveis a todos, que não basta introduzir tecnologias no ensino, mas é preciso promover alternativas para o seu uso pedagógico em um modelo pronto, e também incentivar que docentes e estudantes desenvolvam seus próprios meios de uso e apropriação da mesma. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Formação de Professores. Uso Pedagógico das TIC. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831 10.29286/rep.v25i59/2.3831 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i59/2.3831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3831/2612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 476-501 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i59/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216047751168 |