ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Leonor M.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Querido de Oliveira CHAMON, Edna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053
Resumo: The present study aimed to identify the social representations of professional choice developed by middle school students from public schools. This is a research employs a qualitative and quantitative approach, with data collected through a questionnaire and interview, in a sample composed of 471 middle school students. Quantitative data were tabulated using the Sphinx© software. The content of interviews, after transcription, was analyzed with the Alceste© software. The results reveal that the young people surveyed build representations related to professions coming from higher education, which would allow social and economic ascension, besides being able to act in the improvement of the community.
id UFMT-3_7d38e90d94c68c1b6173c5f677aa79a7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12053
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICASEnsino MédioEscolha ProfissionalRepresentações SociaisEscola PúblicaThe present study aimed to identify the social representations of professional choice developed by middle school students from public schools. This is a research employs a qualitative and quantitative approach, with data collected through a questionnaire and interview, in a sample composed of 471 middle school students. Quantitative data were tabulated using the Sphinx© software. The content of interviews, after transcription, was analyzed with the Alceste© software. The results reveal that the young people surveyed build representations related to professions coming from higher education, which would allow social and economic ascension, besides being able to act in the improvement of the community.O presente estudo teve por objetivo identificar as representações sociais da escolha profissional elaboradas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário e entrevista, em amostra composta por 471 estudantes do Ensino Médio. Os dados quantitativos foram tabulados pelo software Sphinx®. O conteúdo obtido pelas entrevistas, após transcrição, foi analisado com auxílio do software Alceste®. Os resultados revelam que os jovens pesquisados constroem representações relacionadas a profissões advindas de formação superior, o que permitiria ascensão econômica e social, além de poder atuar na melhoria da comunidade.Universidade Federal de Mato Grosso2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1205310.29286/rep.v31ijan/dez.12053Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-202238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053/10728Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTANA, Leonor M.Querido de Oliveira CHAMON, Edna Maria 2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12053Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
title ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
spellingShingle ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
SANTANA, Leonor M.
Ensino Médio
Escolha Profissional
Representações Sociais
Escola Pública
title_short ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_full ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_fullStr ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
title_sort ESCOLHA PROFISSIONAL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
author SANTANA, Leonor M.
author_facet SANTANA, Leonor M.
Querido de Oliveira CHAMON, Edna Maria
author_role author
author2 Querido de Oliveira CHAMON, Edna Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Leonor M.
Querido de Oliveira CHAMON, Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Escolha Profissional
Representações Sociais
Escola Pública
topic Ensino Médio
Escolha Profissional
Representações Sociais
Escola Pública
description The present study aimed to identify the social representations of professional choice developed by middle school students from public schools. This is a research employs a qualitative and quantitative approach, with data collected through a questionnaire and interview, in a sample composed of 471 middle school students. Quantitative data were tabulated using the Sphinx© software. The content of interviews, after transcription, was analyzed with the Alceste© software. The results reveal that the young people surveyed build representations related to professions coming from higher education, which would allow social and economic ascension, besides being able to act in the improvement of the community.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053
10.29286/rep.v31ijan/dez.12053
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053
identifier_str_mv 10.29286/rep.v31ijan/dez.12053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12053/10728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-20
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v31ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217471717376