O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14254 |
Resumo: | Este artigo trata da complexidade do pensamento de autores indígenas em trabalhos de dois eventos da Educação. Referenciamo-nos na perspectiva do pensamento complexo, utilizando uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, combinados com uma análise construtivo-interpretativa. Foram analisadas vinte e duas publicações no Seminário de Educação da UFMT e no Seminário de Educação da UNIR, na década de 2012 a 2021. Identificamos nos trabalhos um pensamento multi-referenciado, no qual se articulam reflexões micro situadas, macro situadas e elaborações transdisciplinares auto organizadas e mobilizadoras de novos pressupostos para as escolas nas aldeias. |
id |
UFMT-3_83d80e1bd90d63caca7f7a8d1fd63254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14254 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOSAutoria indígenaPensamento complexoPedagogia de Paulo FreireEste artigo trata da complexidade do pensamento de autores indígenas em trabalhos de dois eventos da Educação. Referenciamo-nos na perspectiva do pensamento complexo, utilizando uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, combinados com uma análise construtivo-interpretativa. Foram analisadas vinte e duas publicações no Seminário de Educação da UFMT e no Seminário de Educação da UNIR, na década de 2012 a 2021. Identificamos nos trabalhos um pensamento multi-referenciado, no qual se articulam reflexões micro situadas, macro situadas e elaborações transdisciplinares auto organizadas e mobilizadoras de novos pressupostos para as escolas nas aldeias.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1425410.29286/rep.v32ijan/dez.14254Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 519-5442238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14254/12545Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMORAES, Mariuce Campos deLEITE, Kécio Gonçalves2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14254Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
title |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
spellingShingle |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS MORAES, Mariuce Campos de Autoria indígena Pensamento complexo Pedagogia de Paulo Freire |
title_short |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
title_full |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
title_fullStr |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
title_full_unstemmed |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
title_sort |
O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS |
author |
MORAES, Mariuce Campos de |
author_facet |
MORAES, Mariuce Campos de LEITE, Kécio Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
LEITE, Kécio Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Mariuce Campos de LEITE, Kécio Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria indígena Pensamento complexo Pedagogia de Paulo Freire |
topic |
Autoria indígena Pensamento complexo Pedagogia de Paulo Freire |
description |
Este artigo trata da complexidade do pensamento de autores indígenas em trabalhos de dois eventos da Educação. Referenciamo-nos na perspectiva do pensamento complexo, utilizando uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, combinados com uma análise construtivo-interpretativa. Foram analisadas vinte e duas publicações no Seminário de Educação da UFMT e no Seminário de Educação da UNIR, na década de 2012 a 2021. Identificamos nos trabalhos um pensamento multi-referenciado, no qual se articulam reflexões micro situadas, macro situadas e elaborações transdisciplinares auto organizadas e mobilizadoras de novos pressupostos para as escolas nas aldeias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14254 10.29286/rep.v32ijan/dez.14254 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14254 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.14254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14254/12545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 519-544 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217696112640 |