Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267 |
Resumo: | O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões. |
id |
UFMT-3_8fdf2d434cb9ab6607b4c9ebdd7172a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1267 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências BiológicasPolíticas de Currículo. Formação Inicial de Professores. Ciências Biológicas. Sentidos de Teoria e Prática.Formação de Professores.O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/126710.29286/rep.v22i51.1267Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 999-10202238-20970104-596210.29286/rep.v22i51reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267/1019TERRERI, LeticiaFERREIRA, Marcia Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:37Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1267Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:37Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
title |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas TERRERI, Leticia Políticas de Currículo. Formação Inicial de Professores. Ciências Biológicas. Sentidos de Teoria e Prática. Formação de Professores. |
title_short |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
title_full |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
title_sort |
Políticas curriculares para a formação de professores: sentidos de teoria e prática nas Ciências Biológicas |
author |
TERRERI, Leticia |
author_facet |
TERRERI, Leticia FERREIRA, Marcia Serra |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Marcia Serra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TERRERI, Leticia FERREIRA, Marcia Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de Currículo. Formação Inicial de Professores. Ciências Biológicas. Sentidos de Teoria e Prática. Formação de Professores. |
topic |
Políticas de Currículo. Formação Inicial de Professores. Ciências Biológicas. Sentidos de Teoria e Prática. Formação de Professores. |
description |
O texto aborda os sentidos de prática, na relação com sentidos de teoria, presentes na elaboração de políticas para a formação inicial docente. Em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball, toma como fontes: Pareceres e Resoluções do CNE que propõem reformar essa formação, em nível superior; entrevistas com professoras de Licenciaturas em Ciências Biológicas; grades e ementas dos cursos. Na análise, atento aos elementos tradicionais e inovadores, evidencia sentidos de prática produzidos na relação com especificidades da área disciplinar e da cultura escolar, os quais compõem discursos recontextualizados, híbridos e ambivalentes, que permitem leituras heterogêneas e subversões. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267 10.29286/rep.v22i51.1267 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i51.1267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1267/1019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 999-1020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i51 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215588474880 |