Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POZEBON, Simone
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática nos Anos Iniciais. Atividade Orientadora de Ensino.
id UFMT-3_9cceae53af18abaec994ec1a56ca9dcb
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2922
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemáticaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem dEducação em Ciências e MatemáticaEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática nos Anos Iniciais. Atividade Orientadora de Ensino.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/292210.29286/rep.v28i67.2922Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 219-2382238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPOZEBON, SimoneLOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2922Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
title Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
spellingShingle Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
POZEBON, Simone
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem d
Educação em Ciências e Matemática
title_short Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
title_full Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
title_fullStr Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
title_sort Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática
author POZEBON, Simone
author_facet POZEBON, Simone
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
author_role author
author2 LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv POZEBON, Simone
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem d
Educação em Ciências e Matemática
topic Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem d
Educação em Ciências e Matemática
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática nos Anos Iniciais. Atividade Orientadora de Ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922
10.29286/rep.v28i67.2922
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i67.2922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2922/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 219-238
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i67
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215986933760