Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758 |
Resumo: | Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento. Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo. |
id |
UFMT-3_9d8083c1cc70bf5b65f8e10b3afbedc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1758 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferênciasFormação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.Formação de professoresEste texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento. Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.Universidade Federal de Mato Grosso2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/175810.29286/rep.v23i53/2.1758Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 637-6542238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758/1326MONTEIRO, Filomena Maria de ArrudaFONTOURA, Helena Amaral daCANEN, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1758Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
title |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
spellingShingle |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo. Formação de professores |
title_short |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
title_full |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
title_fullStr |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
title_full_unstemmed |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
title_sort |
Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências |
author |
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda |
author_facet |
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda FONTOURA, Helena Amaral da CANEN, Ana |
author_role |
author |
author2 |
FONTOURA, Helena Amaral da CANEN, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda FONTOURA, Helena Amaral da CANEN, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo. Formação de professores |
topic |
Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo. Formação de professores |
description |
Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento. Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758 10.29286/rep.v23i53/2.1758 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i53/2.1758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758/1326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 637-654 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i53/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215661875200 |