Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236 |
Resumo: | O artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender. |
id |
UFMT-3_c1449db18797cd64ff994c3106485c82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1236 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-lineNarrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.Ensino a DistânciaO artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/123610.29286/rep.v22i50.1236Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 643-6632238-20970104-596210.29286/rep.v22i50reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236/984RODRIGUES, Marilce da Costa CamposREALI, Aline Maria de Medeiros Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1236Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:36Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
title |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
spellingShingle |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line RODRIGUES, Marilce da Costa Campos Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância. Ensino a Distância |
title_short |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
title_full |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
title_fullStr |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
title_sort |
Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line |
author |
RODRIGUES, Marilce da Costa Campos |
author_facet |
RODRIGUES, Marilce da Costa Campos REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Marilce da Costa Campos REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância. Ensino a Distância |
topic |
Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância. Ensino a Distância |
description |
O artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236 10.29286/rep.v22i50.1236 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i50.1236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236/984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 643-663 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i50 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215567503360 |