Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340 |
Resumo: | O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica. |
id |
UFMT-3_cd862fb6689e36ab85638a1d332d9af8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2340 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidadeEducação de Jovens e Adultos (EJA)estéticaformação docenteação pedagógica.Formação de professores para a docência na EJAO estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica. Universidade Federal de Mato Grosso2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/234010.29286/rep.v27i66.2340Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 793-8122238-20970104-596210.29286/rep.v27i66reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessHaas, ClarissaStorck, Karine2018-09-05T08:02:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2340Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-09-05T08:02:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
title |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
spellingShingle |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade Haas, Clarissa Educação de Jovens e Adultos (EJA) estética formação docente ação pedagógica. Formação de professores para a docência na EJA |
title_short |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
title_full |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
title_fullStr |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
title_full_unstemmed |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
title_sort |
Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade |
author |
Haas, Clarissa |
author_facet |
Haas, Clarissa Storck, Karine |
author_role |
author |
author2 |
Storck, Karine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haas, Clarissa Storck, Karine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) estética formação docente ação pedagógica. Formação de professores para a docência na EJA |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) estética formação docente ação pedagógica. Formação de professores para a docência na EJA |
description |
O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340 10.29286/rep.v27i66.2340 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v27i66.2340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 793-812 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v27i66 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215958622208 |