Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haas, Clarissa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Storck, Karine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340
Resumo: O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica. 
id UFMT-3_cd862fb6689e36ab85638a1d332d9af8
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2340
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidadeEducação de Jovens e Adultos (EJA)estéticaformação docenteação pedagógica.Formação de professores para a docência na EJAO estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica. Universidade Federal de Mato Grosso2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/234010.29286/rep.v27i66.2340Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 793-8122238-20970104-596210.29286/rep.v27i66reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessHaas, ClarissaStorck, Karine2018-09-05T08:02:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2340Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-09-05T08:02:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
title Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
spellingShingle Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
Haas, Clarissa
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
estética
formação docente
ação pedagógica.
Formação de professores para a docência na EJA
title_short Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
title_full Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
title_fullStr Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
title_full_unstemmed Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
title_sort Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade
author Haas, Clarissa
author_facet Haas, Clarissa
Storck, Karine
author_role author
author2 Storck, Karine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haas, Clarissa
Storck, Karine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
estética
formação docente
ação pedagógica.
Formação de professores para a docência na EJA
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
estética
formação docente
ação pedagógica.
Formação de professores para a docência na EJA
description O estudo analisa a ação pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica de seus demandantes e de estudantes universitários em formação para a docência. Por meio de pesquisa participante e com foco nas contribuições da estética e de suas relações com o campo da ética, a articulação entre os saberes da universidade e da escola possibilitou a reflexão sobre desafios atuais enfrentados na EJA: a infrequência, a evasão escolar e a juvenilização de seu público. Além disso, tal articulação propôs o olhar à diversidade e aos cotidianos como elemento enriquecedor da ação pedagógica. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340
10.29286/rep.v27i66.2340
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i66.2340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2340/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 793-812
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i66
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215958622208