O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente! Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professores |
id |
UNEB-3_1718e08432c59b8ebf2c2b9a126bae97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7746 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de JaneiroFormação de ProfessoresProfissionalização docenteAnos iniciaisEste trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente! Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professoresUNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/774610.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 235-2582358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746/9841Copyright (c) 2022 Silvana Soares de Araujo Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Silvana Soares de Araujo2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7746Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
title |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro Mesquita, Silvana Soares de Araujo Formação de Professores Profissionalização docente Anos iniciais |
title_short |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro |
author |
Mesquita, Silvana Soares de Araujo |
author_facet |
Mesquita, Silvana Soares de Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Silvana Soares de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Profissionalização docente Anos iniciais |
topic |
Formação de Professores Profissionalização docente Anos iniciais |
description |
Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente! Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professores |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746/9841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvana Soares de Araujo Mesquita info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Silvana Soares de Araujo Mesquita |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 235-258 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957170900992 |