O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Silvana Soares de Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente!  Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professores
id UNEB-3_1718e08432c59b8ebf2c2b9a126bae97
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7746
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de JaneiroFormação de ProfessoresProfissionalização docenteAnos iniciaisEste trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente!  Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professoresUNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/774610.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 235-2582358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746/9841Copyright (c) 2022 Silvana Soares de Araujo Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Silvana Soares de Araujo2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7746Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
title O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
Mesquita, Silvana Soares de Araujo
Formação de Professores
Profissionalização docente
Anos iniciais
title_short O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
title_full O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
title_sort O cenário da formação de professores dos anos iniciais : o caso da cidade do Rio de Janeiro
author Mesquita, Silvana Soares de Araujo
author_facet Mesquita, Silvana Soares de Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Silvana Soares de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Profissionalização docente
Anos iniciais
topic Formação de Professores
Profissionalização docente
Anos iniciais
description Este trabalho tem como objeto de estudo a formação de professores dos anos iniciais na cidade do Rio de Janeiro. Procurou-se compreender como a formação de professores tem se efetivado e identificar a influência na profissionalização docente. Os dados são produzidos a partir do Enade, Censo da Educação Básica e Superior de 2017. Os interlocutores teóricos são os estudos de formação e profissão docente. O texto mapeia três cenários: Os professores dos anos iniciais em atuação; O curso de pedagogia como lócus de formação de professores dos anos iniciais; O curso normal: presente!  Identifica-se que é preciso apostar em um processo de universitarização articulado com a escola, visando à identificação de um conjunto de saberes, de elementos identitários e éticos que caracterizem a profissão. Professores em atuação e pesquisadores precisam se aproximar produzindo o novo, resgatando o antigo e articulando experiências para a consolidação de um lugar de formação de professores
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p235-258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7746/9841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Silvana Soares de Araujo Mesquita
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Silvana Soares de Araujo Mesquita
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 235-258
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957170900992