EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649 |
Resumo: | Este artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce. |
id |
UFMT-4_ed6fe7cb32a58dd2055e977609e916d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11649 |
network_acronym_str |
UFMT-4 |
network_name_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médioAlfabetização financeiraComportamento financeiroFinançasEste artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/1164910.30781/repad.v5i2.11649Journal Study and Research in Administration; Vol. 5 No. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021)Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 5 n. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021)2594-7559reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8429https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8430Copyright (c) 2021 Beatriz Ribeiro Xavier, Tamires Sousa Araújo, Sirlei Tonello Tisott, Cleston Alexandre dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Beatriz RibeiroAraújo, Tamires SousaTisott, Sirlei TonelloSantos, Cleston Alexandre dos2021-08-31T13:38:09Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11649Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2021-08-31T13:38:09Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
title |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio Xavier, Beatriz Ribeiro Alfabetização financeira Comportamento financeiro Finanças |
title_short |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
title_full |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
title_sort |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio |
author |
Xavier, Beatriz Ribeiro |
author_facet |
Xavier, Beatriz Ribeiro Araújo, Tamires Sousa Tisott, Sirlei Tonello Santos, Cleston Alexandre dos |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Tamires Sousa Tisott, Sirlei Tonello Santos, Cleston Alexandre dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Beatriz Ribeiro Araújo, Tamires Sousa Tisott, Sirlei Tonello Santos, Cleston Alexandre dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização financeira Comportamento financeiro Finanças |
topic |
Alfabetização financeira Comportamento financeiro Finanças |
description |
Este artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649 10.30781/repad.v5i2.11649 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649 |
identifier_str_mv |
10.30781/repad.v5i2.11649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8429 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Study and Research in Administration; Vol. 5 No. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021) Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 5 n. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021) 2594-7559 reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
collection |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com |
_version_ |
1797239962403340288 |