EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Beatriz Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo, Tamires Sousa, Tisott, Sirlei Tonello, Santos, Cleston Alexandre dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649
Resumo: Este artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce.
id UFMT-4_ed6fe7cb32a58dd2055e977609e916d4
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11649
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médioAlfabetização financeiraComportamento financeiroFinançasEste artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/1164910.30781/repad.v5i2.11649Journal Study and Research in Administration; Vol. 5 No. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021)Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 5 n. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021)2594-7559reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8429https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8430Copyright (c) 2021 Beatriz Ribeiro Xavier, Tamires Sousa Araújo, Sirlei Tonello Tisott, Cleston Alexandre dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Beatriz RibeiroAraújo, Tamires SousaTisott, Sirlei TonelloSantos, Cleston Alexandre dos2021-08-31T13:38:09Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11649Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2021-08-31T13:38:09Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
title EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
spellingShingle EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
Xavier, Beatriz Ribeiro
Alfabetização financeira
Comportamento financeiro
Finanças
title_short EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
title_full EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
title_fullStr EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
title_sort EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Influência dos fatores demográficos e socioeconômicos na atitude e comportamento financeiro de estudantes do ensino médio
author Xavier, Beatriz Ribeiro
author_facet Xavier, Beatriz Ribeiro
Araújo, Tamires Sousa
Tisott, Sirlei Tonello
Santos, Cleston Alexandre dos
author_role author
author2 Araújo, Tamires Sousa
Tisott, Sirlei Tonello
Santos, Cleston Alexandre dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Beatriz Ribeiro
Araújo, Tamires Sousa
Tisott, Sirlei Tonello
Santos, Cleston Alexandre dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Comportamento financeiro
Finanças
topic Alfabetização financeira
Comportamento financeiro
Finanças
description Este artigo procura analisar as atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros de estudantes do terceiro ano do ensino médio, bem como verificar a influência das características demográficas e socioeconômicas desses estudantes em sua educação financeira. A amostra desta pesquisa foi composta por discentes de instituições de ensino públicas do interior dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi a de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa feita por meio de um levantamento. Para isso, aplicou-se um questionário adaptado de Potrich, Vieira e Ceretta (2013) e Potrich, Vieira e Kirch (2015). Diante dos resultados, constatou-se que a educação financeira é pouco expressiva no cotidiano desses estudantes. Foi possível identificar que os fatores demográficos e socioeconômicos analisados demostram que gênero e renda não exercem influência sobre a educação financeira do estudante estudado, mas que a escolaridade dos pais exerce uma influência significativa. Com este artigo, pretende-se estimular instituições públicas e privadas a elaborar programas que contribuam com a educação financeira de seus alunos, formando, assim, cidadãos capacitados para gerenciar suas finanças pessoais de forma satisfatória, evitando o endividamento precoce.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649
10.30781/repad.v5i2.11649
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649
identifier_str_mv 10.30781/repad.v5i2.11649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8429
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11649/8430
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 5 No. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021)
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 5 n. 2 (2021): Edição v. 5 n. 2 (Maio-Agosto/2021)
2594-7559
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239962403340288