O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Luzo Vinicius Pedroso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/556
Resumo: This work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information.
id UFMT_22a8a885b28e91981d503b7b83286b29
oai_identifier_str oai:localhost:1/556
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporâneaTutorialCiberespaçoTécnicaWeb semânticaAgenciamentoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTutorialCyberspaceTechniqueSemantic webAgencyThis work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information.Este trabalho analisa como os tutoriais que circulam no ciberespaço engendram novos espaços-tempo de aprendizagem e com isso contribuem para a produção do mundo contemporâneo, com suas características de velocidade e movimento. Para isso, entendemos o tutorial como uma técnica, como uma dimensão da constituição humana. Assim como a escola tradicional produz um determinado tipo de sociedade (a sociedade disciplinar), as atuais técnicas contemporâneas da educação a distância e, de modo mais radical, os tutoriais participam da produção da sociedade de controle aberto e contínuo. Por trás desses modos de ensinar, estão objetos técnicos que operam em sua relação com os sujeitos ora o confinamento e a disciplina (escola tradicional), ora o movimento controlado (tutoriais), especialmente hoje com a chamada web semântica. Nesse sentido, partimos da observação do funcionamento de máquinas e sujeitos para entender o atual agenciamento homem-técnica. Um agenciamento em que se destaca o movimento, os procedimentos de filtragem e busca por informações.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaLeite, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/8162237062073092Leite, José Carlos005.636.858-59http://lattes.cnpq.br/8162237062073092Galindo, Dolores Cristina Gomes024.439.794-58http://lattes.cnpq.br/6781116835399339005.636.858-59Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa579.018.721-87http://lattes.cnpq.br/4577467911381799Reis, Luzo Vinicius Pedroso2017-12-15T14:44:30Z2012-10-232017-12-15T14:44:30Z2012-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-12-16T06:01:04Zoai:localhost:1/556Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2017-12-16T06:01:04Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
title O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
spellingShingle O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
Reis, Luzo Vinicius Pedroso
Tutorial
Ciberespaço
Técnica
Web semântica
Agenciamento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tutorial
Cyberspace
Technique
Semantic web
Agency
title_short O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
title_full O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
title_fullStr O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
title_full_unstemmed O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
title_sort O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
author Reis, Luzo Vinicius Pedroso
author_facet Reis, Luzo Vinicius Pedroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/8162237062073092
Leite, José Carlos
005.636.858-59
http://lattes.cnpq.br/8162237062073092
Galindo, Dolores Cristina Gomes
024.439.794-58
http://lattes.cnpq.br/6781116835399339
005.636.858-59
Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
579.018.721-87
http://lattes.cnpq.br/4577467911381799
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Luzo Vinicius Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Tutorial
Ciberespaço
Técnica
Web semântica
Agenciamento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tutorial
Cyberspace
Technique
Semantic web
Agency
topic Tutorial
Ciberespaço
Técnica
Web semântica
Agenciamento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tutorial
Cyberspace
Technique
Semantic web
Agency
description This work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-16
2017-12-15T14:44:30Z
2017-12-15T14:44:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
http://ri.ufmt.br/handle/1/556
identifier_str_mv REIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648490759880704