Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Murilo Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4965
Resumo: This work proposes the construction of a didactic case using a direct current machine to assist the teaching-learning process in the field of electromagnetism for high school, both in physics and in electrical machines. The didactic product was used in practical classes of electromagnetism and electrical machines of the technical course on Industrial Automation integrated to high school of the Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. The case was constructed using a direct current machine similar to two-speed blenders. The windings were connected to terminals to facilitate the circuit connections through banana connectors. Electric circuits, voltage and electric current, Faraday’s law of induction and some characteristic features are some of the topics discussed, from the perspective of the Meaningful Learning Theory, with the support of this case. The influence of the didactic case on the students’ meaningful learning was measured through a quasi-experimental design. The class that witnessed the practical demonstrations had a superior performance compared to the class that only had traditional classes, without practical demonstrations.
id UFMT_fee9a735eb231198ae3e4acb6a4d2cdc
oai_identifier_str oai:localhost:1/4965
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino MédioEletromagnetismoLei de FaradayMáquina de corrente contínuaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAElectromagnetismFaraday’s lawDirect current machineHigh schoolThis work proposes the construction of a didactic case using a direct current machine to assist the teaching-learning process in the field of electromagnetism for high school, both in physics and in electrical machines. The didactic product was used in practical classes of electromagnetism and electrical machines of the technical course on Industrial Automation integrated to high school of the Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. The case was constructed using a direct current machine similar to two-speed blenders. The windings were connected to terminals to facilitate the circuit connections through banana connectors. Electric circuits, voltage and electric current, Faraday’s law of induction and some characteristic features are some of the topics discussed, from the perspective of the Meaningful Learning Theory, with the support of this case. The influence of the didactic case on the students’ meaningful learning was measured through a quasi-experimental design. The class that witnessed the practical demonstrations had a superior performance compared to the class that only had traditional classes, without practical demonstrations.CAPESEste trabalho propõe a construção de uma maleta didática utilizando uma máquina de corrente contínua para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na área do eletromagnetismo para o ensino médio, tanto nas disciplinas de física como na de máquinas elétricas. O produto didático foi utilizado nas aulas práticas de eletromagnetismo e de máquinas elétricas do curso técnico em Automação Industrial integrado ao nível médio do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. A maleta foi construída utilizando uma máquina de corrente contínua semelhante a de liquidificadores domésticos de duas velocidades. Os enrolamentos formam conectados a bornes para facilitar as conexões do circuito através de conectores banana. Circuitos elétricos, tensão e corrente elétrica, lei de indução de Faraday e algumas características funcionais são alguns temas discutidos, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, com o apoio desta maleta. A influência da maleta didática na aprendizagem significativa dos alunos foi medida através de um delineamento quase-experimental. A turma que presenciou as demonstrações práticas teve um desempenho superior em comparação à turma que só teve aulas tradicionais, sem demonstrações práticas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFMaionchi, Daniela de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4561236303105430Maionchi, Daniela de Oliveira287.296.538-60http://lattes.cnpq.br/4561236303105430Paulo, Iramaia Jorge Cabral de378.612.551-15http://lattes.cnpq.br/4357894521892427287.296.538-60Mello, Geison Jader283.851.558-64http://lattes.cnpq.br/9794369843997713Bonfim, André Correia Risério do294.581.948-04http://lattes.cnpq.br/5012575440533253Pereira, Osvaldo Alves688.606.091-00http://lattes.cnpq.br/4202607809882017Santos, Murilo Araújo2023-12-20T17:28:59Z2021-07-272023-12-20T17:28:59Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Murilo Araújo. Maleta didática: máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio. 2021. [95] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.http://ri.ufmt.br/handle/1/4965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-12-22T06:01:17Zoai:localhost:1/4965Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-12-22T06:01:17Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
title Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
spellingShingle Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
Santos, Murilo Araújo
Eletromagnetismo
Lei de Faraday
Máquina de corrente contínua
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Electromagnetism
Faraday’s law
Direct current machine
High school
title_short Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
title_full Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
title_fullStr Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
title_sort Maleta didática : máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio
author Santos, Murilo Araújo
author_facet Santos, Murilo Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maionchi, Daniela de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4561236303105430
Maionchi, Daniela de Oliveira
287.296.538-60
http://lattes.cnpq.br/4561236303105430
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
378.612.551-15
http://lattes.cnpq.br/4357894521892427
287.296.538-60
Mello, Geison Jader
283.851.558-64
http://lattes.cnpq.br/9794369843997713
Bonfim, André Correia Risério do
294.581.948-04
http://lattes.cnpq.br/5012575440533253
Pereira, Osvaldo Alves
688.606.091-00
http://lattes.cnpq.br/4202607809882017
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Murilo Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Eletromagnetismo
Lei de Faraday
Máquina de corrente contínua
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Electromagnetism
Faraday’s law
Direct current machine
High school
topic Eletromagnetismo
Lei de Faraday
Máquina de corrente contínua
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Electromagnetism
Faraday’s law
Direct current machine
High school
description This work proposes the construction of a didactic case using a direct current machine to assist the teaching-learning process in the field of electromagnetism for high school, both in physics and in electrical machines. The didactic product was used in practical classes of electromagnetism and electrical machines of the technical course on Industrial Automation integrated to high school of the Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Sinop. The case was constructed using a direct current machine similar to two-speed blenders. The windings were connected to terminals to facilitate the circuit connections through banana connectors. Electric circuits, voltage and electric current, Faraday’s law of induction and some characteristic features are some of the topics discussed, from the perspective of the Meaningful Learning Theory, with the support of this case. The influence of the didactic case on the students’ meaningful learning was measured through a quasi-experimental design. The class that witnessed the practical demonstrations had a superior performance compared to the class that only had traditional classes, without practical demonstrations.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
2021-07-23
2023-12-20T17:28:59Z
2023-12-20T17:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Murilo Araújo. Maleta didática: máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio. 2021. [95] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4965
identifier_str_mv SANTOS, Murilo Araújo. Maleta didática: máquina de corrente contínua aplicada no ensino de Eletromagnetismo para o Ensino Médio. 2021. [95] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846286773026816